A quimica e o meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A química e o Meio Ambiente

O que e poluição do ar segundo o CONAMA?

Entende-se como poluente atmosférico qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e em quantidade, concentração, tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos, e que tornem ou possam tornar o ar:
I - impróprio nocivo ou ofensivo à saúde;
II - inconveniente ao bem-estar público;
III - danosoaos materiais, à fauna e flora.
IV - prejudicial à segurança. ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.

Fontes de poluição do ar

A poluição atmosférica pode ser causada por fontes fixas ou móveis, dependendo dos processos que liberam os poluentes no ar.

Fontes fixas - As indústrias são as fontes mais significativas, ou de maior potencial poluidor. Também sedestacam as usinas termoelétricas, que utilizam carvão, óleo combustível ou gás, bem como os incineradores de resíduos, com elevado potencial poluidor. Existem ainda as fontes fixas naturais, como maresia e vulcanismo, que também podem influenciar a composição do ar.

Fontes móveis - Os veículos automotores, juntamente com os trens, aviões e embarcações marítimas são as chamadas fontes móveis depoluentes atmosféricos. Os veículos se destacam nas cidades como as principais fontes poluidoras e são divididos em: leves de passageiro (utilizam principalmente gasolina ou álcool como combustível); leves comerciais (utilizam gás natural veicular (GNV) ou óleo diesel); e veículos pesados (somente de óleo diesel).

Classificação dos poluentes

Os poluentes podem ser divididos, de acordocom sua origem, em duas categorias:
- Poluentes primários: aqueles diretamente emitidos pelas fontes;
- Poluentes secundários: aqueles formados na atmosfera através da reação química entre poluentes primários e os constituintes naturais da atmosfera.

Principais poluentes atmosféricos

-Monóxido de Carbono (CO)
Escape dos veículos motorizados; alguns processos industriais.-Dióxido de Enxofre (SO2)
Centrais termoelétricas a petróleo ou carvão; fábricas de ácido sulfúrico
-Partículas em suspensão
Escape dos veículos motorizados; processos industriais; centrais termoelétricas; reação dos gases poluentes na atmosfera
-Chumbo (Pb)
Escape dos veículos motorizados; centrais termoelétricas; fábricas de baterias

-Óxidos de Azoto (NO, NO2)
Escape dos veículosmotorizados; centrais termoelétricas; fábricas de fertilizantes, de explosivos ou de ácido nítrico

-Oxidantes fotoquímicos- Ozônio (O3)
Formados na atmosfera devido a reação de Óxidos de Azoto, Hidrocarbonos e luz solar

-Etano, Etileno, Propano, Butano, Acetileno, Pentano
Escape dos veículos motorizados; evaporação de solventes; processos industriais; lixos sólidos; utilização de combustíveis-Dióxido de Carbono (CO2)

Principais combustíveis derivados do
Petróleo:

Gasolina
É um dos produtos de maior importância do petróleo, sendo um líquido inflamável e volátil, consiste de uma mistura de hidrocarbonetos de c5 a c9. A gasolina é obtida por destilação e outros processos na refinaria. Com o propósito de baratear ou aumentar aoctanagem da gasolina, são adicionados produtos não derivados do petróleo como o metanol e o etanol.
Querosene
O querosene é uma fração intermediária entre a gasolina e o óleo diesel. Esse derivado é obtido pela destilação fracionada do petróleo cru. O querosene é largamente utilizado como combustível de turbinas de avião a jato, e é ainda usado como solvente. Tem como característica a produção dequeima isenta de odor e fumaça.

Óleo diesel
É um combustível empregado em motores a diesel. Sua característica primordial é a viscosidade, considerando que, através desta propriedade é garantida a lubrificação.


PROBLEMAS AMBIENTAIS

Chuva acida: é um fenômeno natural ocasionado pela liberação de gases tóxicos na atmosfera, que ao se misturarem com a água e com outros...
tracking img