A QUÍMICA DOS ALIMENTOS

Parte I

1. No congelador, a ação de microrganismos é drasticamente diminuída por duas razões. Quais são elas?
A ação de microrganismos é reduzida pela falta de águaliquida e pela redução da temperatura.  

2. Por que um alimento se conserva por mais tempo no congelador do que na geladeira do que exposto ao ambiente?
O alimento se conserva por mais tempo nocongelador do que na geladeira, pelo fato de que a temperatura que é encontrada no congelador é mais baixo do que na geladeira, quanto menor é a temperatura menor a velocidade da multiplicação dosmicrorganismos. Assim como no congelador, a geladeira possuiuma temperatura menor do que a do ambiente, tendo a mesma explicação dada ao do congelador em relação à geladeira.

3. Por que o leite em póleva muito leva muito mais tempo do que o leite in natura?
O leite em pó, diferentemente do leite in natura, ele é desidratado, assim os microrganismos, como todo ser vivo, não sobrevivem sem águalíquida.

4. Por que pode haver maior perigo se comer um quibe cru do que um assado ou frito?
Porque, quando são submetidos a uma temperatura acima de 51°C a maior parte dos microrganismos morre. E se oalimento não for aquecido, os microrganismos continuam vivos e se multiplicando rapidamente.

Parte II

5. Feijão, soja, milho e outros grãos passam por um processo de secagem antes de seremcomercializados. Quais as vantagens desse procedimento?
A vantagem desse procedimento é que, durante a secagem, todo o líquido do alimento é retirado, sendo assim impossível a sobrevivência demicrorganismos.



7. É comum usar laranja, maçã e banana para preparar salada de frutas. É a presença da laranja que faz retardar o escurecimento das outras duas. O que explica melhor este resultado o fatode ser a laranja ácida ou de não possuir a enzima? Justifique.
O que melhor explica é o fato da laranja ser ácida, pois ele contém a vitamina C (ácido ascórbico), quando ela entra em contato... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 11). A quimica dos alimentos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Quimica-Dos-Alimentos/43492969.html

MLA

"A quimica dos alimentos" TrabalhosFeitos.com. 11 2013. 2013. 11 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Quimica-Dos-Alimentos/43492969.html>.

MLA 7

"A quimica dos alimentos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2013. Web. 11 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Quimica-Dos-Alimentos/43492969.html>.

CHICAGO

"A quimica dos alimentos." TrabalhosFeitos.com. 11, 2013. Acessado 11, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Quimica-Dos-Alimentos/43492969.html.