A quimica das drog.as

492 palavras 2 páginas
Quimicas das drogas
Cigarro
O cigarro é uma das drogas mais consumidas pelas pessoas ,a cada dia aumenta mais o número de consumidores,mesmo com os alertas e campahas educativas para prevenção ao vício,o número de fumantes não diminui.As pessoas assumem ,conscientemente ,o risco real de contrair inúmeros males a saúde.
Cerca de 30% da população brasileira adulta é viciada em nicotina.Além de prejudicar o orçamento doméstico,o consumo de tabaco consequentemente leva á diminuição da espectativa de vida da população. A nicotina é um composto organicos e é o principal alcaloíde do tabaco. Alcoloíde são composto organicos nitrogeneados provindos de plantas,que tem efeitos fisiológicos nos seres humanos. A nicotina age de duas maneiras distintas:tem um efeito estimulante e,após algumas tragadas profundas,tem efeito tranquilizante,bloqueando o stress.Seu uso causa dependencia psíquica e física,provocando sensações desconfortaveis,em doses excessivas é extremamente tóxica:provoca náusea,dor de cabeça,vômito,convulsão,paralisia e até a morte.
As ações da nicotina se fazem fundamentalmente através do sistema nervoso autônomo.Ocorre uma resposta bifásica,em geral com estímulo colinérgico inicial,seguido de antagonismo dependendo das doses empregadas.
Pequenas doses de nicotina agem nos gânglios do sistema nervoso autônomo,inicialmente como estímulo a neurotransmissão e subsequentimente,como depressor.
O uso de altas doses de nicotina tem rápido efeito estimulante seguido de efeito depressor duradouro.
Nenhum tipo de cigarro é seguro.Os cientistas não encontraram nenhum indício de que os cigarros de baixos teores de alcatrão e nicotina diminuam o risco de doença cardíaca coronariana.Muitos fumantes que mudam para cigarros com baixo teores de alcatrão e nicotina acabam por fumar mais e tragar mais fundo para compensar o menor teor de nicotina.Isso pode causar novos problemas,já que o alcatrão e a nicotina não

Relacionados