A quimica da tintura de cabelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Química da tintura dos cabelos
i

Antigamente, pintar o cabelo era um hábito comum de pessoas com mais idade. Estas desejavam esconder os fios brancos, melhorarando sua aparência e,consequentemente, sua Qualidade de Vida. A aparência é sem dúvidas determinante para muitas situações que envolvem diretamente nosso bem estar: relações sociais, amorosas, relação profissional/ trabalho,felicidade, satisfação pessoal, entre outras.

É comum imaginar que a parte responsável pela cor do cabelo seja a cutícula (parte visível do cabelo), formada pela proteína denominada queratina.Naverdade, essa estrutura bioquímica é responsável pelo brilho do nosso cabelo. As cadeias de queratina formam placas, que se dispõem de maneira organizada e refletem luz. Qualquer alteração na organizaçãodessas placas diminui sua capacidade de reflexão da luz e provoca a perda do brilho dos fios. As alterações podem ser provocadas, por exemplo, por uma variação de pH (utilizar shampoos muito ácidos oubásicos) ou pela excessiva exposição ao sol.
As estruturas responsáveis pela cor do cabelo são as proteínas denominadas melaninas, presentes no córtex dos fios (parte interna.Dentro dessa estrutura,as melaninas forma cadeias que originam fibras ao longo do cabelo. Conforme as pessoas envelhecem, é comum o apareceimento de cabelos brancos. Isso normalmente acontece após os quarenta anos, porcausa da diminuição de pigmento na haste do cabelo.
É muito comum, atualmente, as pessoas mudarem a cor de seus cabelos. A maioria opta por cores mais discretas e que valorizem seus atributos físicos.Porém, cores chamativas como as vistas acima estão se popularizando entre os jovens.
Existem registros mostrando que o tingimento de cabelos era feito desde o primeiro século da nossa era. Ossaxões pintavam cabelos e a barba de azul, verde ou alaranjado. Na corte francesa, já no final do século XVIII, para tingir os cabelos eram usadas cores branca, amarela, violeta e rosa, mas o azul era a...
tracking img