A questão da vaidade em meninas qu engravidam precocemente

2203 palavras 9 páginas
A questão da vaidade em mulheres que engravidam precocemente

Bianca Gomes Curty

RIO DAS OSTRAS
OUTUBRO DE 2012

Introdução:
Devido ao aumento crescente de adolescentes grávidas, a presente pesquisa visa explorar o universo da adolescência, que enfrenta a situação da gravidez precoce.
Neste período da vida, por sua imaturidade física, funcional e emocional, crescem os riscos de complicações como o aborto espontâneo, parto prematuro, maior incidência de cesárea, ruptura dos tecidos da vagina durante o parto, dificuldades na amamentação e depressão com outros desencadeantes, que desaconselha a maternidade antes dos 16 anos. (fonte: IBGE teen) A hora em que essa notícia vem a tona muitos sentimentos surgem ao mesmo tempo; o medo de contar para os pais e a reação dos mesmos, o desespero de como será daqui em diante, a possibilidade de abortar; mas assim que esse susto passa o discurso mais ouvido por elas é de que vão ter seu filho. A gravidez na adolescência já foi encarada como um problema e uma vergonha para muitas mães de alguns anos atrás. Nos dias de hoje esse fato é encarado como um acontecimento mais natural da vida. (WERNECK e CAMARA, 2005). Na maioria das vezes os próprios pais, por perceberem que suas filhas não têm preparo para encarar uma vida adulta forçadamente, se responsabilizam pelo futuro neto e continuam fazendo pela filha, que agora passou a ser uma criança-grávida, o que já faziam antes. Percebemos que essas novas mães cuidam de seus bebês como se estivessem brincando de boneca. Assim como toda essa mudança acontece de uma hora para outra, o amadurecimento segue o mesmo ritmo.
A adolescência é um momento crucial de transição na vida de toda mulher, onde esta passa da infância para a fase adulta. Podemos compreender as mudanças no comportamento visto que é na puberdade onde começam a aflorar os desejos de se produzirem e de se cuidarem mais. Começam a trocar as brincadeiras pelos programas

Relacionados

  • C
    155362 palavras | 622 páginas