Introdução
A questão do trabalho do Brasil é algo que está estreitamente ligado ao envolvimento do país na trama internacional, desde que os portugueses chegaram a nossas terras, no século XVI.Isso porque, a “descoberta” do Brasil aconteceu quando os europeus navegavam os oceanos a procura de novas terras para explorar e de novos produtos para incorporar ao processo de desenvolvimento daeconomia mercantilista. A produção agrícola para a exportação e a presença da escravidão no Brasil também estão vinculados à vinda dos europeus, e é claro, todo o processo de industrialização-urbanizaçãoa partir de 1930 até hoje, influenciado pelos processos europeus e da América do Norte.
No final do século XIX, com a abolição da escravidão no Brasil encerrou-se um período de mais de 350 anos depredomínio do trabalho escravo. Portanto, nós só convivemos com a liberdade formal de trabalho há pouco mais de cem anos. Mas esse passado de escravidão continua influenciando nesse capítulo.
Nestetrabalho iremos apresentar um pouco mais sobre essa questão do trabalho no Brasil, englobando como foram as primeiras décadas depois da escravidão, como está a situação nos últimos sessenta anos;abordando emprego e qualificação, o trabalho informal e o desemprego. Além de falarmos um pouco sobre o atual cenário do trabalho no Brasil, para abrangermos o tema do salário mínimo, o trabalho infantil ea “nova forma de trabalho escravo”.















As primeiras décadas depois da escravidão
Ainda antes do fim da escravidão, os ricos fazendeiros, principalmente os grandesproprietários paulistas, já procuravam trazer imigrantes para trabalhar em suas terras. Com a abolição da escravidão, a procura pela utilização da força de trabalho, agora legalmente livre e estrangeira,se tornou mais corriqueira.
Com o decorrer dos anos o número de importação de colonos para as terras dos grandes fazendeiros tornava-se cada vez maior. Um exemplo é o senador Vergueiro, importante... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 12). A questão do trabalho no Brasil. TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Quest%C3%A3o-Do-Trabalho-No-Brasil/45819672.html

MLA

"A questão do trabalho no Brasil" TrabalhosFeitos.com. 12 2013. 2013. 12 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Quest%C3%A3o-Do-Trabalho-No-Brasil/45819672.html>.

MLA 7

"A questão do trabalho no Brasil." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2013. Web. 12 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Quest%C3%A3o-Do-Trabalho-No-Brasil/45819672.html>.

CHICAGO

"A questão do trabalho no Brasil." TrabalhosFeitos.com. 12, 2013. Acessado 12, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Quest%C3%A3o-Do-Trabalho-No-Brasil/45819672.html.