A questão do outro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA

O IMAGINÁRIO NA COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA

Rejane Anahi Camilo Ruiz

Foz do Iguaçu – PR
2012

REJANE ANAHI CAMILO RUIZ

O IMAGINÁRIO NA COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA

Trabalho apresentado no terceiro semestre de História – América Latina, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Tutora: Prof. Dr. Rodrigo Bonciani.

Foz doIguaçu – PR
2012

O Imaginário na Colonização da América

(...) e foi deslumbrante ver o arvoredo, o frescor das folhagens, a água cristalina, as aves e a amenidade do clima. Vontade tenho de não mais sair daqui. E, para descrever aos reis as coisas que vi, não bastariam mil línguas ou mil mãos para escrever, pois parecíamos encantados (...).
Cristovão Colombo

Imbuída da obscuridade dadúvida e nada determinante aos historiadores é a primeira parte da vida de Cristóvão Colombo. No entanto através de divergências e suposições fundadas, muitos concordam que o Almirante Cristovão nasceu em Génova, pelo ano de 1436 em uma família de artesãos. De educação ainda que não vasta, se direcionou ao ramo do saber a que se dedicou, estudou ciências auxiliares a navegação na UniversidadeLombarda de Pavía, onde se intensificou ainda mais a sua paixão e entusiasmo pelo tema da navegação. Era totalmente entregue às suas ciências favoritas, a cosmografia e astronomia.
Colombo através de sua experiência e imaginação elaborou a hipótese de que a terra era redonda e através desse pressuposto ousou navegar para o Ocidente no intuito de chegar ao Oriente. Tal gesto impregnado de imaginaçãoe armado de experiência o imortalizaram. Quando de fato foi confirmado que a Terra era redonda, mesmo não chegando as Índias, o Almirante pode estabelecer o comércio desejado com o Oriente, através do “descobrimento” da América.
O vínculo entre o pensamento renascentista e o pensamento medieval está inerente a prática das palavras razão e crença, sendo estas indispensáveis para a melhorcompreensão do personagem Colombo e sua época.
Colombo chegou a conclusões através de algumas observações da “realidade”. No entanto ele também cria e preservava admiravelmente algumas “profecias”. Havia um paradoxo, (realidade e sonho). Mesmo que seu pressuposto fosse confirmado, que a terra era redonda, anelava encontrar o paraíso terreal.
Sérgio Buarque de Holanda em seu livro Visão do Paraísodescreve o modo que os portugueses e espanhóis colonizaram o continente americano através da subjetividade renascentista onde era atribuída a natureza como normas de padrões estéticos, éticos e morais, influenciando assim o comportamento dos homens, germinando a crença no mito do paraíso terrestre.
Na era dos descobrimentos marítimos a imagem do Éden foi propagada de forma que fecundaram muitosdos conceitos que dirigiram a ocupação pelo europeu do Novo Mundo. Tal mito venerando se intensificou com o descobrimento da América, projetando-se assim na História.
Em meio a mares nunca antes navegados, a América de Colombo incorporou-se ao mundo imaginário europeu com conceitos que já haviam sido impostos a ela antes mesmo da descoberta. O autor Sérgio Buarque descreve no livro Visão doParaíso “(...) que para os teólogos da Idade Média não representava o Paraíso Terreal apenas um mundo intangível, incorpóreo, perdido no começo dos tempos, nem simplesmente alguma fantasia vagamente piedosa, e sim uma realidade ainda presente em sitio recôndito, mas porventura acessível.” (BUARQUE, 2002, Pág. X). Ainda que este paraíso imaginário não estivesse ao alcance real dos olhos, como esteve paraColombo, constantemente habitava o imaginário dos navegadores e exploradores do Ocidente.
No diário de bordo de Cristovão Colombo relatando sobre o descobrimento da América, ele descreve entre tantos relatos observados que: “Ao desembarcar viram árvores muito verdes, muitas águas e frutas de várias espécies.” (DIÁRIO DA DESCOBERTA DA AMÉRICA, Pág. 44) . Havia uma preocupação por parte de...
tracking img