A questão do livro didático no ensino da geografia.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: A questão do livro didático no ensino da geografia.

Diante dos problemas educacionais e consequentemente sociais que vivemos nos dias de hoje, devemos estar atentos aos processoseducacionais no tempo atual, pode-se perceber que em cada época a relação sociedade e natureza é bastante conflitante. Desde sempre individuo é dependente da mãe natureza, o que não nega sua capacidade de seauto-promover e produzir um espaço alfabetizador.
Antes do surgimento das cidades, período em que o homem era nômade, e em vivíamos da coleta de alimentos para subsistência, que é criado um novoparadigma na relação homem versos natureza. O homem evolui no processo sociocultural ao se relacionar com outros, torna-se um ser político, o que acabou gerando uma divisão de classes, onde para crescerem desenvolvimento, necessitava de uma massa de trabalhadores, que foi explorada ao longo da história da humanidade até os dias contemporâneos. .
A história do mundo é escrita e traçada numa linhacapitalista nosferática, desencadeando um processo de grande exploração do meio ambiente e do próprio homem, transformando-o para satisfazer suas necessidades. A escola nunca tratou as classes deforma igualitárias, antes só atendia os interesses da elite. Os governantes se recusavam a educar a grande massa popular, mais percebeu que para continuar crescendo precisaria de mão-de-obra qualificadaentão o ensino ganha status nos moldes capitalistas o que prejudicou muito a educação, pois ferramenta utilizada nas escolas apara mediar o ensino, é o livro didático, que hoje é o alvo de grandesquestionamentos, pois por muito tempo o livro didático e tido como saber pronto e acabado, como única fonte de conhecimento pela precariedade do ensino, onde o só recebe infomação, não cria suas própriasinterpretações, mais o livro não é o maior problema do ensino. Um exemplo claro é como o ensino da geografia focaliza o social-histórico mantendo em ensino de estudos nas origens históricas...
tracking img