A quem pertence manipulação do poder

Páginas: 22 (5466 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
Relação homem-trabalho
Campo de estudo e atuação da Orientação Profissional

Maria da Conceição Coropos Uvaldo

Pesquisando a bibliografia existente na área de Orientação Profissional no Brasil, nota-se uma preponderância de artigos e livros relatando experiências com alunos da terceira série do ensino médio. E mais, quando se fala em Orientação Profissional a associação imediata da maioriadas pessoas é com um trabalho dirigido a essa população.
O objetivo deste texto e de outros que o seguem é ampliar essa perspectiva.

Mas... o que é mesmo Orientação Profissional?

A Orientação Profissional hoje fica bastante restrita ao atendimento de terceiro-anistas do ensino médio. É importante observar tratar-se de um dado momento histórico, que tem seu auge na década de 70, em que osonho de todos era fazer uma faculdade, símbolo inconteste de ascensão social e respeito para a classe média e baixa.
Em decorrência disso temos o surgimento de um número muito grande de escolas de nível superior, fazendo com que o sonho se tornasse possível, pelo menos hipoteticamente. Já nos anos 90 temos como conseqüência desse movimento:

a) um número elevado de pessoas comdiplomas de nível superior não assimiladas pelo mercado de trabalho.
b) a qualidade bastante questionável de uma parte das escolas que fornecem esses cursos.

Seria uma análise ingênua julgar que o Brasil possui “doutores” demais. Na verdade, já há muito se sabe que a concentração de profissionais universitários é desigual, encontrando-se em sua maioria nos grandes centros urbanos.Este é o retrato, conseqüências políticas educacionais pouco abrangentes e garantia de poder para uma determinada classe social.
Em meio a este panorama é explicável que sempre que se fala em Orientação Profissional a associação imediata seja: escolha de faculdade.
Mas é apenas para isso que serve a Orientação Profissional? Será que este campo não seria mais amplo?Particularmente parece-me extremamente limitante encarar a área de Orientação Profissional como: teorias, técnicas, programas para ajudar o aluno da terceira série do ensino médio a escolher uma faculdade. Com isso não considero desnecessário ou sem valor este tipo de trabalho, mas é apenas uma das possibilidades de intervenção do orientador.
No sentido de reaproximar a Orientação Profissional docontinuum de desenvolvimento vocacional, com conceitua Super, e julgando que a relação homem-trabalho deva ser o ser grande foco e objetivo é que escrevi este trabalho.
Apresento a seguir, baseada nos trabalhos desenvolvidos no setor de Orientação Profissional da USP e em meu consultório particular, outros momentos em que intervenções são possíveis, ajudando no desenvolvimento mais integraldo indivíduo, independente da idade.

8ª série (13 – 14 anos)

Momento em que muitos adolescentes entram no mercado de trabalho. Por desconhecimento e mesmo falta de preparação, acabam “optando” pela primeira oportunidade que aparece.
Emocionalmente é uma época complexa, em que ocorrem mudanças corporais muito intensas, com o aparecimento dos caracteres sexuais secundários. Período detentativas de diferenciação dos pais, de busca do grupo de pares, enfim a adolescência começa a se manifestar em toda a sua intensidade.
Cognitivamente, seguindo-se o modelo piagetiano, é a última etapa da aquisição das operações formais. Trata-se de ser capaz de raciocinar e de deduzir, não somente sobre objetos concretos, mas de lógica e de raciocínios dedutivos sobre hipóteses e proposições.
Aconfusão e/ou aparente passividade resultante desse processo são pouco compreendidas por pais e adultos significativos, que acabam por escolher o emprego, o curso para o adolescente.
Ressalto, a seguir, a questão da escolha de uma escola técnica, por ser essa a dúvida mais comum e que pode ocasionar a procura de um orientador profissional.
Logo ao primeiro contacto, nota-se que o curso técnico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Poder da Manipulação
  • O poder de manipulação dos meios de comunicação
  • Resenha Poder, Manipulação e Relações Internacionais
  • Manipulação
  • manipulação
  • Manipulação
  • Manipulação
  • Manipulação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!