A quem cabe ensinar a leitura e a escrita?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha técnica
Nome: A quem cabe ensinar a leitura e a escrita?

José Carlos De Azevedo (UERJ)

Nos oitos subtítulosdissertados no texto, no qual o título é mencionado acima, mostra de maneira clara a importância de inúmeros fatores, no que diz respeito aos ensinamentos da leitura e da escrita. Não o bastante, o autorrelata pontos e importantes fatos que além de “tomar” toda atenção do leitor ao texto, o José Carlos Azevedo, acaba tornando mais claro e agradável o entendimento sobre a leitura.
O texto abordaas diferenças, diversidades de modos de expressão e da diversidade de características gramaticais e vocabulários, visando mostrar que todas essas diferenças são funcionais, que servem de meio deexpressão e entendimento entre seus usuários. Demonstrando que saber lhe dar com tais diferenças nas relações interpessoais é muito importante para dar-se um grande passo a política do ensino da leitura.Fala também sobre o comportamento humano, relatando que o mesmo é regido por duas ordens de fatores diversos, mas complementares, que são a adaptação e a modificação. Deixando entender que todocidadão precisa ter clarezas em duas coisas que embora distintas, são complementares: a necessidade de amoldar o comportamento pessoal ao comportamento coletivo e a convivência/ oportunidade de infringir aospadrões sociais em atos criativos de afirmação pessoal.
Carlos de Azevedo aponta que o processo de mudanças que passou a sociedade Brasileira desde os anos 50 com a expansão de culturas de massasapresentadas pela televisão, desenvolvimento industrial e econômico com a Era JK, modernização musical, foram de grande importância para que com o tempo, os cursos de letras começassem a organizar-secomo faculdade ou institutos em um contexto em que se punham em xeque o viés filológico e normativo do estudo/ensino tradicional da língua, entendendo com o decorrer do tempo que de sorte as teorias...
tracking img