A queda da casa de usher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Queda da Casa de Usher 

Edgard Allan Poe é famoso por suas narrativas perturbadoras e o conto “A queda da casa de Usher” não foge à regra.

O conto é narrado em primeira pessoa por umpersonagem cujo nome não é revelado. Narra seus dias na casa do amigo Roderick Usher, que padece de uma doença; este, sabendo do próprio fim, chama-o para seu convívio.

Ao chegar à casa, o narradorsente-se melancólico, pois lembra-se dos dias de infância passados lá; com o transcorrer do tempo, a casa lhe traz mais tristeza. A irmã gêmea de Usher (sua única parente viva) morre e a doença deste seagrava, indicando a dependência que um tinha do outro.

O narrador, para distrair a si e ao amigo, lê um conto de Ethelred; a leitura de episódios do conto coincide com uma série de acontecimentosestranhos que resultam no reaparecimento da irmã morta – que na verdade sofria de catalepsia e fora enterrada viva – e na queda da casa de Usher.

“A queda da casa de Usher” pode ser interpretado como umconto repleto de metades que se contrapõem, se completam e formam novos significados.

Ao chegar à casa, o narrador defronta-se com duas janelas que parecem olhos vazios, entre as quais destaca-seuma rachadura. Além disso, a casa fica junto a um pântano, que reflete a arquitetura ameaçadora do edifício Ele também relata que na história da família Usher raramente houve ramificações; na maiorparte das vezes, os habitantes da casa descendiam de linhagem direta, sendo que os dois últimos representantes da família eram os gêmeos Roderick e Madeline, que passaram a maior parte de suas vidasisolados no interior da residência.

A partir disso, é possível supor que a casa, a “metade real”, por estar refletida no pântano, que forma a “metade simbólica”, está fadada a desaparecer, pois opântano é justamente um lago morto, em que nada mais cresce – o reflexo na água é uma espécie de premonição. O pântano constitui a “metade morta” que se opõe à “metade viva” da casa, que seria a...
tracking img