A quebra da unidade cristã

Páginas: 10 (2390 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
OS ATAQUES CONTRA A IGREJA

A quebra da unidade cristã

No inicio dos tempos modernos, a Igreja foi o alvo favorito das críticas sociais. Despejavam-se ataques contra o comportamento imoral dos sacerdotes, contra o clima de corrupção do clero, contra as negociatas envolvendo coisas sagradas.
Havia também o descontentamento dos comerciantes, que sentiam a necessidade de urnanova ética religiosa mais de acordo com a ambição material.
Além de tudo isso, havia ainda conflitos políticos entre a Igreja e os governantes das monarquias européias, que representavam a afirmação dos sentimentos nacionais.
Todo esse processo de crítica e descontentamento contra a Igreja católica desembocou num movimento de rompimento religioso: a Reforma Protestante. Foi essareforma, realizada no século XVI, que promoveu a ruptura efetiva na unidade do pensamento cristão oficial.

Causas da Reforma Protestante

Diversos fatores levaram ao movimento da Reforma Protestante. Vejamos os principais:

Fatores religiosos

Entre os motivos religiosos que determinaram um descontentamento em relação à Igreja católica, podemos citar:

-Corrupção do clero religioso: para ganhar dinheiro, o alto clero de Roma iludia a boa fé das pessoas através do comércio de relíquias sagradas. Milhares de pessoas eram enganadas comprando espinhos que coroaram a fronte de Cristo, panos embebidos pelo sangue do rosto do Salvador, objetos pessoais dos santos etc. Além desse Comércio fraudulento, a Igreja passou a vender, também, indulgencias, isto é, operdão dos pecados. Mediante um bom pagamento, destinado a financiar obras da Igreja, os fiéis poderiam comprar a salvação e a entrada para o céu.

- Ignorância do clero: a maior parte dos sacerdotes desconhecia a própria doutrina católica e demonstrava absoluta falta de preparo para funções religiosas. A ignorância e o mau comportamento do clero representavam sério problema, pois a Igrejadizia que os sacerdotes eram os intermediários entre os homens e Deus. Ora, se esses intermediários se mostravam ignorantes e incompetentes, era preciso buscar novos caminhos para o encontro com Deus.

- Aumento dos estudos religiosos: com a utilização da imprensa, aumentou o número de exemplares da Bíblia que podiam chegar às mãos dos estudiosos e da população. A divulgação dos textossagrados e de outras obras religiosas contribuiu para o surgimento de diferentes interpretações da doutrina cristã. Apareceu, por exemplo, tinia corrente religiosa que, buscando apoio na obra de Santo Agostinho, afirmava que a salvação do homem era a1cançada pela fé. Essas idéias contrariavam a posição da Igreja, baseada em Santo Tomás de Aquino, que dizia o seguinte: são a fé e as boas obras queconduzem à salvação.

Fatores socioeconômicos

A Igreja católica, durante o período medieval, condenava o lucro excessivo (a usura) e defendia o preço justo. Essa moral econômica entrava em choque com a ganância da burguesia. Grande número de comerciantes não se sentia à vontade para extrair o lucro máximo. Viviam ameaçados com o inferno.
Os interessados nos lucros do comérciosentiram a necessidade de urna nova ética religiosa, mais adequada á época de expansão comercial e de transição do feudalismo para o capitalismo. Como veremos mais adiante, a ética protestante mostrou-se bem mais identificada com o espirito dos tempos modernos.

Fatores políticos

Com o fortalecimento das monarquias nacionais, os reis passaram a encarar a Igreja, que tinha sede noVaticano e utilizava o latim, como entidade estrangeira que interferia em seus países. A Igreja, por seu lado, insistia em se apresentar como instituição universal que unia o mundo cristão.
Essa noção de universalidade, entretanto, perdia força, pois crescia o sentimento nacionalista. Cada Estado, com sua língua, seu povo e suas tradições, estava mais interessado em afirmar suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da Unidade Cristã
  • QUEBRAS
  • cristã
  • Crista
  • cristã
  • Quebra ventos
  • quebra cabeça
  • Quebra O Gelo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!