A publicidade e seus formatos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Publicidade e Seus Formatos.

TV
Os formatos mais usuais na televisão são os filmes de 15 e 30 segundos, já que os mais longos, de 45 segundos e um minuto, são usados por grandes empresas para gerar impacto durante a campanha.
A produção desse tipo de material publicitário é cara para uma microempresa, mas é possível encontrar formatos diferenciados.
Podemos citar o merchandisingeletrônico (o produto é exposto no cenário, ou é usado por algum ator, ou há o testemunhal do apresentador) e a realização de promoções por meio de canais como o Shop Tour, interessantes principalmente se a organização tiver uma atuação local.
Além disso, há os infocomerciais, que podem ter cerca de três a 30 minutos e são realizados por emissoras como Record e Gazeta.


Rádio.
Existem dois formatosprincipais de comercialização em rádio: o sport e o jingle, normalmente com duração entre 15 segundos e um minuto.
O sport é um texto falado, com ambientação sonora que instiga a imaginação. O jingle, por tua vez, é um texto musicado, ótimo para fixar a marca e trabalhar a memorização de conceitos - chaves da empresa.
Outros formatos são o texto – foguete ( texto curto, geralmente contado porpalavras, feito durante o programa), o patrocínio e / ou apoio cultural (com repetição da marca e/ ou slogan) e o testemunhal com locutores/ apresentadores (formato que transmite credibilidade, pois o apresentador narra o texto publicado como se fosse dele).
Tenha em mente que o rádio é um ótimo meio de comunicação para trabalhar freqüência, ou seja, quantidade de vezes que o consumidor será aquelacomunicação. Assim, é excelente para empresas novas que precisam estar presentes no dia – a – dia do consumidor.
Uma dica importante: o investimento em rádio não é tão grande quanto em TV, e as emissoras costumam produzir a peça para ser veiculada, cobrando, obviamente, pelo serviço.




Revista

Os formatos variam desde páginas dupla, página simples a um quarto de página, rodapé, atéprojetos especiais. Nesse caso, podem ser encartes (um projeto gráfico especial, que pode assumir o formato de um catálogo, ou outros, dependendo apenas da criatividade do publicitário), cintas (tira que envolve a revista, como em um abraço, e tem a função de demonstrar exclusividade) e brindes encaminhados com o periódico.
Este meio é interessante, porque, dependendo da prioridade, o anúncio pode terum tempode vida maior. Além disso, uma revista sempre passa por mais de um leitor: aproximadamente de cinco a oito pessoas.
Outra boa notícia é que o mercado editorial é bastante segmentado, o que torna possível encontrar revistas perfeitamente adequadas à necessidade de cada negócio, com preços acessíveis ao microempresário.

Jornal.

Os formatos são perecidos com os da revista: páginassimples página dupla, meia página ou somente rodapé, além de outros, como os classificados. Em muitos veículos o espaço é vendido por centímetro x coluna.
Uma observação importante a respeito deste meio é que o tempo da vida dele é muito curto apenas um dia. Em contrapartida, o retorno costuma ser bastante rápido.
Promoções são interessantes para a divulgação deste meio; convite para a inauguraçãode uma nova loja também tem bom efeito.
Pensando em conjunto com outros meios de comunicação, o jornal é interessante para aumentar o conhecimento da ação divulgada, como o lançamento de um produto, a abertura de um novo negócio ou a divulgação de uma marca.

Outdoor

Trata-se de peças com as seguintes dimensões: nove metros de comprimento por três de altura, em que são fixadas 32 folhas depapel com a mensagem publicitária, ou essa dimensão é envelopada por um material especial com o anuncio impresso.
Excelente para dar boa cobertura, isto é, pode ser distribuído por vários pontos da cidade, causando grande impacto e chamando a atenção das pessoas que passam na rua.
Justamente por seu gigantismo, esta publicidade pode ser usada em ações rápidas, como a divulgação de uma...
tracking img