A publicidade na rádio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice:

Introdução…………………………………………………………………… 2

1. A evolução da publicidade na rádio…………………………………...3
1. O surgimento da publicidade na rádio………………………..................4
2. O Caso Português……………………………………………………… 8
1.2.1. O Apogeu da Rádio…………………………………... 8

2. A situação internacional actual e o futuro da

publicidade na rádio………………………………………………………...11

2.1.Audiências………………………………………………………………..11
2.2. Breves exemplos internacionais………………………………………….14
2.2.1. Brasil……………………………………………………………....14
2.2.2. Índia………………………………………………………. ............15

2.3. Actualidade global………………………………………………………..15

2.4. Realidade portuguesa…………………………………………………….16

2.5. Qual a situação da áreacomercial?.............................................................19

3. Peças publicitárias do presente………………………………………....21
Conclusão……………………………………………………………………..23
Bibliografia……………………………………………………………………24
Webgrafia……………………………………………………………………...24

Introdução

O texto que se segue, realizado no âmbito da cadeira seminário de publicidade do curso de comunicação aplicada ao marketing, publicidade e relações públicas, pretende, de umamaneira sintética, analisar a evolução da publicidade na rádio tanto a nível internacional como nacional.
Pretende-se, através desta análise e considerando os diversos depoimentos de pessoas responsáveis pela rádio concluir qual o estado actual da publicidade e o que o futuro lhe reserva.
Mas para podermos perceber o estado actual da rádio, devemos primeiro debruçar-nos um pouco sobre o passadohistórico deste meio de comunicação de modo a enquadrar as técnicas que tradicionalmente se utilizam em rádio com o aparecimento de novas tecnologias como o digital, a Internet e as multiplantaformas.
As novas tecnologias transformaram a realidade da rádio, este texto, tem também como objectivo perceber se estas novas tecnologias são ou não favoráveis a este meio e ao investimento publicitário.
Porfim, apresentam-se os vários tipos de peça publicitária anunciando a hipótese de futuras alterações a estas peças, de acordo com as necessidades das novas tecnologias de informação.

1.A evolução da publicidade na rádio

A publicidade tem cada vez mais visibilidade, visto estarmos num mundo em que muitas empresas tentam vingar e para isso necessitam de ser conhecidas e de dar a conhecer os seusprodutos e serviços. Mas a história da publicidade começou há muito tempo atrás.

É possível encontrar sinais de formas de publicidade nas civilizações egípcias e gregas.
A Revolução Industrial foi um ponto de viragem na história. O aumento da produção, a criação de novas empresas e indústrias, aumentou a quantidade de produtos a circularem nomercado.

Por outro lado, seguiu-se o início da explosão demográfica, com um aumento do número de consumidores potenciais. Com o desenvolvimento da economia também cresce o mercado publicitário, com a utilização de jornais para a publicação de anúncios.

Com o desenvolvimento das novas tecnologias, estas foram gradualmente sendo utilizadas para divulgar anúncios publicitários. Na década de 20surge o rádio e uma nova forma de comunicação.
Os equipamentos inicialmente eram muito rudimentares, mas foram sendo construídas estações de rádio por cada vez mais instituições que os utilizavam para fazer divulgar informações relativas às mesmas instituições.

Com o aumento das estações de rádio começam a surgir os patrocínios a programas, sendo as empresas ou produtos anunciados no programa.Como foi uma prática que ganhou popularidade, as estações de rádio começaram a cobrar para anunciar as empresas ou produtos.

O Rádio, como veículo de comunicação, passou a existir nos EUA a partir do início década de 20, quando Frank Conrad, passa tempo, montou um transmssor e começou a transmitir notícias lidas de jornais e músicas de discos, empregado da Westinghouse Electric, por numa...
tracking img