A publicidade na mídia onibus

Páginas: 14 (3303 palavras) Publicado: 4 de junho de 2011
PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Este capítulo tem por objetivo principal uma reflexão teórica sobre a publicidade e da propaganda, mostrando a diferenciação dos termos e como são utilizados no Brasil, falando sobre a confusão da sua utilização como sinônimos. De acordo com (SANDMANN, 2001, p.10) em português a publicidade é usado para a venda de produtos ou serviços e a propaganda tanto parapropagação de idéias como no sentido de publicidade. Propaganda é, portanto, o termo mais abrangente e o que pode ser usado em todos os sentidos.

Para tal, será realizada breve explicação teórica sobre o surgimento da publicidade e da propaganda. Contando por meios de pesquisas de diferentes autores que a publicidade e a propaganda têm historia e que aconteceram bem antes das grandes mídias eveículos de comunicação.

Posteriormente, se faz necessário visualizar que um bom planejamento de mídia atingirá o sucesso de uma campanha publicitária com a escolha adequada do veiculo de comunicação. A busca pelo diferencial nas propagandas faz com que as mídias participem do contexto urbano, nessa parte iremos caracterizar os tipos de mídia exterior e suas funcionalidades.

1.1. A publicidade epropaganda: 2 em 1?

Segundo Sant’Anna (1998) a publicidade é uma das maiores forças da atualidade, pois ela tem o poder de impulsionar o crescimento do comercio e o desenvolvimento industrial. Rabaça e Barbosa (2001) apontam que, no século XIX, essa palavra passa também a designar qualquer forma de divulgação de produtos ou serviços, através de anúncios geralmente pagos e veiculados sob aresponsabilidade de um anunciante identificado, com objetivos de interesse comercial. Malanga, define publicidade como um “conjunto de técnicas de ação coletiva no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial conquistando, aumentando e mantendo clientes.” (1979, p.11)

O termo publicidade e propaganda são utilizados no Brasil como sinônimos, embora os significados sejam diferentes, e comisso causa diversas opiniões de autores. Os profissionais existentes no país desconsideram as características de cada termo, segundo Malanga (1979) a propaganda é ideológica, grátis, dirigida ao indivíduo e apelam para os sentimentos morais, cívicos, religiosos, políticos, etc., e a publicidade é comercial, paga pelo consumidor, dirigida à massa e apela para o conforto, prazer, instinto deconservação, etc. Essa confusão conceitual se dá também pelo fato da publicidade e propaganda utilizarem os mesmos meios de veiculação para a sua divulgação.

Publicidade deriva do público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é publico. Significa o ato de vulgarizam de tornar publico um fato, uma idéia. [...] Propaganda é definida como a propagação de princípios e teorias [...] vem do latimpropagare, que significa reproduzir por meio de mergulhia, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo. Propagare, por sua vez, deriva de pangere, que quer dizer: enterrar, mergulhar, plantar. Seria então a propagação de doutrinas religiosas ou princípios políticos de algum partido. (SANTANA, 1998, p.75)

Gomes (2001) analisa que em outras culturas essa diferença é reforçada entre apublicidade e a propaganda, pois possui uma divisão clara de cada termo, assim evitando o uso como sinônimos, colocando em questão não só a teoria como também na prática. De acordo com a autora, na sua percepção atual, observaram-se três elementos que a identificam e a diferenciam de outros conceitos na publicidade: Capacidade informativa, Força persuasiva, Caráter comercial, já a propaganda o seudiferencial é de Caráter ideológico.

Para Gomes, estes termos devem ser conceituados a partir de diferentes significados já que são duas técnicas comunicativas com objetivos distintos, definindo a publicidade num sentido amplo, a publicidade é definida com a atividade mediante a qual bens de consumo e serviços que estão à venda se dão a conhecer, tentando convencer o público da vantagem de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Publicidade e Mídia
  • Mídia e Publicidade
  • publicidade mídia
  • Midia da publicidade Devassa
  • Midia alternativas
  • Publicidade em mídias emergentes
  • Publicidade nas mídias digitais
  • A evolução da publicidade na internet. mídias sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!