A publicidade cervejeira como objeto de estudo e de transformação social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SÃO LUIS DE FRANÇA
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENSINO DE HISTÓRIA: NOVAS ABORDAGENS

Artigo científico

A publicidade cervejeira como objeto de estudo e de transformação social


Renato Assunção Pinto
ditop25@hotmail.com
Dilton Cândido Santos Maynard
Dilton_Maynard@hotmail.com

Resumo

O objetivo deste artigo é suscitar, utilizando os atuais ecorrentes interesses dos historiadores, por meios de fontes visuais a importância da publicidade como uma dimensão relevante da vida e dos processos sociais. Trata-se de um texto de alcance limitado e reduzido, com vistas essencialmente a possibilitar possíveis discussões preliminares sobre os inúmeros problemas que envolvem e permeiam o tema.

Abstract
The objective of this article is to promote,using the current interests of historians, by means of visual sources the importance of visuality as a relevant dimension of life and social process. It is about a text of limited range, essentially with the purpose of making possible preliminary discussions about the innumerous problems which involve and permeate the theme.

Palavras-Chaves: Publicidade; Cerveja; Persuasão; Argumentação.Key-words: Advertising; Beer; Persuasion; arguments.

Introdução
Com o advento da Nova História e de toda a revolução documental que esta possibilitou, associado aos novos mecanismos e necessidades que surgiram na chamada pós-modernidade, os historiadores foram obrigados a refazer e a repensar os suportes documentais em que se baseavam para nortear suas práticas educacionais e de pesquisa.Suas fontes foram alargadas, mas passaram a exigir técnicas mais apuradas por parte dos historiadores na sua utilização.
A utilização de imagens como fontes exigiu que os historiadores compreendessem o potencial cognitivo destas para entender como elas têm sido exploradas, não apenas no campo da História, mas também como elas têm sido tratadas pelas demais ciências sociais. Entre osdiferentes meios difusores de imagens, a publicidade ocupa espaço privilegiado.
A publicidade tem cumprido na contemporaneidade o curioso papel de eleger padrões a serem seguidos ou dispensados, estabelecendo modelos de corpos, condutas, e estilos de vida. Isto se dá porque os meios de comunicação audiovisuais passaram a se mostrar poderosos mecanismos de representação social constituindo-se emtestemunhos privilegiados dos processos de representação de uma dada época. O capitalismo passou a utilizar este poder simbólico como moeda de troca, primeiro apresentando símbolos que se configuram como opções de mercados meramente opcionais, depois os consolidando como necessidades mercadológicas que seduzem, incluem e excluem seus consumidores.


A propaganda como objeto de pesquisaAo longo de sua história o homem consumiu bens e serviços buscando satisfazer suas necessidades básicas, mas, com o fortalecimento dos mecanismos de propaganda o consumo das massas passou a ser objeto de estudo das mais diversas áreas cientificas. Alguns ramos do conhecimento passaram a se ocupar com as causas, a otimização, e a manipulação deste consumo. A propaganda consolidou-se como umapoderosa ferramenta de manipulação de comportamentos, sobretudo no século XX, quando os avanços tecnológicos e as tendências globalizantes de mercados e a mídia adquiriram um considerável poder de persuasão, presente no ato comunicacional da publicidade.


A partir da segunda metade do século XX, a publicidade comercial assumiu um papel central no mundo capitalista. A linguagemda sedução passou a modelar as relações sociais, políticas e econômicas e transmutou diretamente o universo da sociedade, da comunicação e da cultura. Hoje, podemos afirmar que a publicidade transformou-se em um dos motores da engrenagem da sociedade capitalista de massa e, sobretudo, qualifica-se já a assumir o lugar da imprensa no posto de quarto poder de nosso modelo econômico de sociedade....
tracking img