A Psicossom tica e a Endometriose

1109 palavras 5 páginas
A Psicossomática e a Endometriose A psicossomática é uma ciência interdisciplinar que integra diversas especialidades da medicina e da psicologia para estudar os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar das pessoas. O termo também pode ser compreendido, tal como descreve Mello Filho, como "uma ideologia sobre a saúde, o adoecer e sobre as práticas de saúde, é um campo de pesquisas sobre estes fatos e, ao mesmo tempo, uma prática, a prática de uma medicina integral".

Na psicossomática o corpo e mente é uma coisa só, não há distinção: o corpo influencia a mente e a mente influencia o corpo na mesma proporção. É por isso que se fala tanto que o tratamento da endometriose (ou de qualquer outra doença) necessita de um contexto multidisciplinar para que tenha êxito, ou seja, a ação conjunta do médico, nutricionista, educador físico e psicólogo. No lado emocional, não há uma receita pronta! Afinal, somos únicos. Cada um de nós tem uma vivência diferente, uma percepção de mundo particular que nos levará a enfrentar uma doença também de modo peculiar.

É sabido que na natureza feminina as mudanças hormonais são frequentes, mas quando estas estão somadas à dores crônicas, as alterações de humor são previsíveis. Somente por isso, já poderíamos dizer que a endometriose carrega consigo fatores que influenciam diretamente o âmbito psicológico, as relações sociais e afetivas de modo constante.

Pesquisas também apontam que havendo uma história de vida significativamente estressante anterior ao diagnóstico, esse possa ser mais um fator dificultador que influenciará a forma como a paciente irá lidar com a doença. Assim, fica evidente que tratar a endometriose não significa tratar especificamente um órgão doente e sim a pessoa como um todo por meio de um olhar contextualizado e individual do significado desta doença para a paciente, identificando como ela entende a sua condição física, como se percebe, como vivencia suas

Relacionados