A psicopedagogia no ensino superior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Esta monografia pretende analisar as possibilidades de atuação do psicopedagogo na Educação Superior. Por meio de pesquisa bibliográfica, apresenta as peculiaridades deste nível de ensino ao abordar os conceitos da Psicopedagogia e Psicoandragogia. Discorre ainda sobre as dificuldades de aprendizagem nesse âmbito do processo de Ensino Superior.
A partir deteóricos como Bossa, Visca, Chaleta, Vasconcelos, Fernández e outros, compreende-se que a Psicopedagogia traz valiosa contribuição para o ensino superior, na medida em que clarifica o funcionamento do processo de aprendizagem formal. Seu amplo campo de atuação clínico e institucional tem a finalidade de assessorar os professores e alunos na construção de estratégias de redução dos obstáculos aoaprendizado e de relacionamento interpessoal.
A tarefa do psicopedagogo é olhar e buscar compreender como o universitário aprende, e identificar práticas interventivas adequadas ao nível superior. No diagnóstico das dificuldades, as dimensões cognitivas, afetivas e sociais são observadas pela apresentação do motivo principal, incluindo-se a fala do estudante em relação ao problema exposto, àssuas peculiaridades oriundas do meio externo e, principalmente, às normas e ao currículo da instituição de ensino.
O trabalho monográfico foi elaborado em três capítulos. O primeiro discorre sobre o conceito de psicopedagogia como um trabalho clínico e preventivo e sua atuação no âmbito Escolar, Clínico, Hospitalar e Empresarial. No seguindo, foi abordado o contexto histórico dapsicopedagogia na Europa e no Brasil. E o último trata do psicopedagogia e suas contribuições para a superação das dificuldades encontradas por alunos do Ensino Superior.
O ser humano é um ser pensante, que constrói o seu próprio saber, portanto as dificuldades no aprendizado estão ligadas ao sujeito aprendiz como um todo. O psicopedagogo é capaz de tentar descobrir e avaliar os obstáculos naconstrução  do conhecimento do estudante no ensino superior, utilizando meios para que os mesmos criem e utilizem estratégias de aprendizagem visando aprendizagem significativa e um melhor desempenho acadêmico e nas diferentes situações de vida.
A aprendizagem é um processo de construção de conhecimento, não de recordar ou de repetir mecanicamente conhecimentos, é um conhecimentodependente, enquanto as pessoas utilizam seus próprios conhecimentos para construir conhecimento novo. A aprendizagem está influenciada pelo contexto no qual está inserida.
Aprendizagem significativa na  Instituição do Ensino Superior pressupõe troca de informações, disponibilidade para resolver problemas e aprender assuntos novos, articulação entre o que se sabe e o que se está aprendendo. Epressupõe que os conhecimentos vão ganhando  sentido quando são experimentados em contextos reais, na interação com as práticas sociais. Cremos que as aprendizagens significativas compartilhadas são integrações construtivas de pensamentos, sentimentos e ações.
























2. CONCEITO DE PSICOPEDAGOGIA

A Psicopedagogia é uma área que estuda e lidacom o processo de aprendizagem e suas dificuldades e que, numa ação profissional deve englobar vários campos do conhecimento fazendo sua integração e sintetização. Para Aguiar (2009), essa ciência estuda o “ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades interna e externa da aprendizagem, em conjunto. Procura colocar em pé de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais quelhe estão implícitos”.
Em uma explanação sobre Psicopedagogia, Beyer (2006) argumenta que:

A Psicopedagogia, área de conhecimento interdisciplinar, tem como objeto de estudo a aprendizagem humana. É papel fundamental do psicopedagogo, potencializá-la e atender as necessidades individuais, no decorrer do processo. O trabalho psicopedagógico pode adquirir caráter...
tracking img