A PSICOPEDAGOGIA FRENTE AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTE, NO ÂMBITO DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, DA PSICANÁLISE E DA NEUROPSICOLOGIA

2858 palavras 12 páginas
A PSICOPEDAGOGIA FRENTE AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTE, NO ÂMBITO DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, DA PSICANÁLISE E DA NEUROPSICOLOGIA.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objeto, precípuo, analisar a teoria do desenvolvimento afetivo, em paralelo, com a Psicanálise de Sigmund Freud e a Psicologia Genética de Jean Piaget, na contribuição do trabalho pedagógico no entendimento dos obstáculos que surgem no processo ensino-aprendizagem, sendo uma das principais características do pensamento contemporâneo, é a luta, contra as divisões a que tradicionalmente, estamos atrelados, a pensar o mundo.
A análise se justifica em razão de que as emoções, sentimentos e paixões humanas são considerados pela psicopedagogia, embasada, tanto em Freud quanto em Piaget, como processos importantes de motivação para o ensino-aprendizagem, com ampla utilidade pela escola, pois nesta é escassa a reflexão crítica, sobre o assunto.
É imprescindível ao educador pensar sobre o protagonismo educacional dentro de um contexto social mais amplo, no sentido de uma concepção de amanhã, pois, as crianças não são simples receptáculos em que os adultos depositam seus conhecimentos. A criança é um ser social que interage com o adulto, aprende e ensina e necessita ser olhada, educada e cuidada considerando o lugar de sujeito histórico a que tem direito.
Para isto, traremos, não, uma receita pronta, não formulas e técnicas já conhecidas de todos, mas sim, uma psicopedagogia que faça uma leitura diferenciada da que sempre usamos para resolvermos os problemas oriundos das dificuldades na aprendizagem.
Se o problema de aprendizagem supõe uma escamotização da possibilidade de perguntar e questionar, por considerar o conhecimento perigoso. [Alicia Fernández] p.14

DESENVOLVIMENTO

A concepção de aprendizagem por um lado nos permite, e por outro nos leva a nos relacionarmos cada vez mais com os aspectos sadios de cada um, mais do que com a

Relacionados