A psicomotricidade no processo da aprendizagem: a importância da psicomotricidade no processo da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO SUL-BRASILEIRO DE PESQUISA EXTENSAO E PÓS-GRADUAÇAO- CENSUPEG

A PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM:
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM

SANTA CATARINA
2012


Artigo acadêmico apresentado ao Centro Sul-Brasileiro De Pesquisa Extensão E Pós-graduação- CENSUPEG- como requisito para conclusão de curso para obtenção do título de especialista emneuropsicopedagogia.

SANTA CATARINA
2012
A PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM


RESUMO
Este artigo trata da importância da psicomotricidade no processo da aprendizagem. Ele mostra como compreender a influência do movimento na aprendizagem tanto da leitura da escrita e a necessidade de desenvolver habilidadespsicomotoras que colaborem para o pleno desenvolvimento infantil. Busca ainda destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade global da criança por meio da psicomotricidade e entender como a psicomotricidade contribui para o processo de ensino/ aprendizagem nas classes das series iniciais. Leva em consideração que atividades relacionadas à psicomotricidade podem influenciarpositivamente no desenvolvimento do educando tanto na coordenação motora e agilidade do mesmo.

PALAVRAS-CHAVE: Psicomotricidade, Educação, Educação Psicomotora E Aprendizagem.

INTRODUÇAO
A psicomotricidade é a relação entre o pensamento e a ação, envolvendo a emoção. Assim, a psicomotricidade como ciência da educação procura educar o movimento, ao mesmo tempo em que envolve as funções dainteligência. Portanto, o intelecto se constrói a partir do exercício físico, que tem uma importância fundamental no desenvolvimento não só do corpo, mas também da mente e da emotividade. Sem o suporte psicomotor, o pensamento não poderá ter acesso aos símbolos e à abstração. É a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo e de suaspossibilidades de perceber, atuar e agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Está relacionado ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. A estimulação do desenvolvimento psicomotor é fundamental para que haja consciência dos movimentos corporais integrados com a emoção e expressados pelo movimento, o que proporciona ao ser uma consciência deindivíduo integral.
A Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
Vitor da Fonseca (1988) comenta que a "PSICOMOTRICIDADE" éatualmente concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança e o meio.
Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de seexpressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.
O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de baseindispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades...
tracking img