A psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social.

Páginas: 3 (512 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2014
UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
BACHARELADO EM PSICOLOGIA
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA








Resenha II:
A psicologia a caminho do novo século: identidade profissional ecompromisso social.



No artigo escrito pela psicologa Ana Mercês Maria Bock, temos um pouco do histórico da psicologia no inicio e logo algumas criticas e até sugestões do que devemos ser, doque nós queremos ser como psicologos. No artigo a autora, fala sobre como os psicologos tem agido no país com o passar dos anos e como deve e/ou deveria agir nos tempos atuais.
Nos temposmodernos enfrentamos dificuldades diferentes das que foram enfrentadas pelas percursores da profissão no país, temos uma grande carência entre as pessoas, baixo índice de escolaridade, falta de umapolitica mais efetiva na saúde, entre outros problemas. Os tempos mudam e as dificuldades também e infelizmente não nos podemos fazer de cego diante a elas, afinal a causa de tamanho sofrimento napopulação, vem devido as dificuldades financeiras, pobreza e etc. Não podemos mais nos limitar a cuidar de um individuo somente, não pensando no que ele poderia gerar na sociedade, isso foi uma das coisas maisinteressantes no texto, a capacidade de não ver um individuo como somente uma pessoa, mas sim como uma sociedade inteira.
O histórico da psicologia nos diz, que sempre tivemos uma linha maismedicinal e como dito no artigo, aos poucos estamos saindo disso, que estamos compreendendo que algumas coisas se influenciam e não se constituem, como pensavamos, mas não mudamos completamente, porémestamos caminhando na direção certa e isso realmente é bom, é um crescimento gradativo da psicologia, que agora vai ganhando mais flexibilidade e se moldando a essa nova época, mesmo que aos poucos.Mais a frente no artigo, podemos ver que a psicologia em vários momentos, ocultou as condições desiguais vividas e que isso acontece até hoje. Psicologos, tem que ter a noção de que tudo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha “A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social”
  • Resenha,“A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social
  • A psicologia a caminho do novo século
  • A psicologia a caminho de um novo século
  • A psicologia a caminho do novo seculo
  • Fichamento
  • Psicologia e compromisso social: reflexões sobre as representações identidade.
  • identidade profissional do século XXI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!