A psicologia a caminho do novo século

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicologia a caminho do novo século

Aluno: Victor Hugo Montilha
Curso:Psicologia 2012/02

Se formos pensar em psicologia no brasil , não podemos deixar de passarmos por algumas etapasdo nosso processo histórico , para entendermos a nossa profissão nos dias atuais .
Vamos começar no Brasil colônia aonde os estudos sobre psicologia eram obras de outras áreas do saber tais comoteologia, politica e arquitetura , esses autores de formação jesuítica tinha a finalidade de contribuir para o controle indígena , todos esses estudos sobre auto-conhecimento e diferenças raciaiseram relacionados ao controle politico da população colonial.
Já no inicio do século XIX com a vinda da corte portuguesa para o Brasil as ideias passaram a ser outras a higienização e saneamentofísico e moral da sociedade , criando os grandes hospícios , baseados na teoria da degenerescência quanto mais inferior a raça mas propenso a loucura e o alcoolismo .
Só na última década doséculo XIX, a psicologia começa a se separar como área Na primeira metade do século XX luta – se pela modernização da sociedade brasileira.
Está preocupação em sair da produção agrária e ingressarna industrialização , só se deu depois das ideias escolanovistas com a defesa do ensino e da educação .
No inicio do século XX será marcado por essa credibilidade na área educacional , aeducação foi vista como a grande responsável pelo desenvolvimeno da sociedade brasileira.
Com a escola nova movimento progressista na pedagogia moderna , trouxe uma nova proposta educacional principalmentena concepção infantil , cultivando a natureza pura e boa da criança.
Além disso o poder de diferenciação criado pela psicologia contribuiu para o avanço na área organizacional , selecionando ohomem certo para o lugar certo , surgindo institutos de seleção e orientação .
Mesmo com a institucionalização da Psicologia , muitos desses profissionais colocavam o homem de forma...
tracking img