A psicologia a caminho do novo seculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Franz Brentano
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Este artigo necessidades adicionais citações para verificação . favor, ajude a melhorar este artigo adicionando citações às fontes fidedignas . Unsourced material pode serdesafiado e removido . (Março de 2010)

Franz Brentano

Nascido 16 de janeiro de 1838
Marienberg am Rhein, Reno , Prússia

Morreu 17 de março de 1917 (aos 79anos)
Zurique , Suíça

Era 19 filosofia do século

Região Filosofia Ocidental
Escola
Escola de Brentano

Idéias notáveis Intencionalidade , consciência do tempo , distinção julgamento predicação-

Influenciado por[show]

Influenciado[show]

Franz Clemens Brentano Honorato Hermann (16 de janeiro de 1838 - 17 de março de 1917) foi um influente alemão filósofo e psicólogo cujainfluência foi sentida por celebridades, como Sigmund Freud , Edmund Husserl , Kazimierz Twardowski e Meinong Alexius , que acompanhou e adaptado seus pontos de vista .
Conteúdo
[hide]
• 1 Vida
• 2 Trabalho e pensamento
o 2,1 Intencionalidade
o 2,2 Teoria da Percepção
o 2,3 Teoria de julgamento
• 3 Bibliografia
o 3,1 Grandes obras por Brentano
• 4 Ver também
• 5 Referências
• 6 Ligaçõesexternas

[ editar ]Vida
Brentano nasceu em Marienberg am Rhein, perto de Boppard . Estudou filosofia nas universidades de Munique , Würzburg , Berlim (com Adolf Trendelenburg ) e Münster . Ele tinha um interesse especial em Aristóteles e filosofia escolástica . Ele escreveu sua tese em Tübingen No sentido colector do Ser em Aristóteles. Posteriormente, ele começou a estudar teologia e entrou para oseminário em Munique e Würzburg então. Ele foi ordenado sacerdote católico em 6 de agosto de 1864. Em 1865/66, ele escreveu e defendeu sua habilitação ensaio ea tese e começou a lecionar na Universidade de Würzburg . Seus alunos neste período incluem, entre outros, Carl Stumpf e Anton Marty .Entre 1870 e 1873 Brentano foi fortemente envolvida no debate sobre a infalibilidade papal .Um forteadversário de tal dogma , ele finalmente deu o seu sacerdócio e seu mandato em 1873 e em 1879 deixou a igreja completamente.
Em 1874 Brentano publicou sua obra principal: "Psicologia de um ponto de vista empírico" e 1874-1895 lecionou na Universidade de Viena . Entre seus alunos estavam Edmund Husserl , Alexius Meinong , Christian von Ehrenfels , Rudolf Steiner , TG Masaryk ,Sigmund Freud , KazimierzTwardowski e muitos outros (ver Escola de Brentano para mais detalhes). Enquanto ele começou sua carreira como professor titular comum, ele foi forçado a desistir de sua cidadania tanto austríaco e sua cátedra em 1880, a fim de se casar. Ele foi autorizado a voltar para a universidade apenas como um Privatdozent. Depois de sua aposentadoria, ele mudou-se paraFlorença , em Itália , transferindopara Zurique com a eclosão da Primeira Guerra Mundial , onde morreu em 1917.
[ editar ]Trabalho e pensei
Esta seção necessidades adicionais citações paraverificação . (Abril de 2007)
Mais informações: Escola de Brentano
[ editar ]Intencionalidade
Ver artigo principal: Intencionalidade
Brentano é mais conhecido por sua reintrodução do conceito de intencionalidade - um conceito derivado dafilosofia escolástica - a contemporânea filosofia em suas palestras e no seu trabalho Psychologie vom Empirischen Standpunkte (Psicologia a partir de um ponto de vista empírico). Embora muitas vezes de forma simplista resumido como "acerca" ou a relação entre os atos mentais eo mundo externo, Brentano definiu como a principal característica dos fenômenos mentais, por que poderiam ser distinguidodefenômenos físicos. Todo fenômeno mental, todo ato psicológico tem conteúdo, é dirigido a um objeto (o objeto intencional ). Toda crença, etc desejo tem um objeto que eles estão prestes: o acreditava, o desejado. Brentano usou a expressão "inexistência intencional" para indicar o estado dos objetos de pensamento na mente. A propriedade de ser intencional, de ter um objeto intencional, foi o...
tracking img