A psicologia a caminho de um novo século

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social.

Danielle Cristina Pereira Britto
O texto de Ana Mercês Bahia Bock fala sobre o momento de reflexão que estamosvivendo em relação ao futuro da nossa profissão. Estamos definindo a nossa identidade profissional do próximo século, pensar sobre a nossa atuação como profissionais e da importância da nossaparticipação da definição e construção dessa imagem.
Com a chegada da corte portuguesa no Brasil houve grandes alterações sociais, como o crescimento populacional sem condições básicas de vida. Proliferarem-sedoenças infecciosas, que em consequência fortaleceu as campanhas de higienização da sociedade. Os conteúdos psicológicos caracterizaram as doenças ligadas a moral, presentes nas prostitutas, pobres eloucos. O que caracterizou o período de criação dos hospícios.
Uma das soluções para eliminar os problemas na sociedade foi o uso do racismo científico, que pregava que quanto mais “inferior” a raça,maior o índice de degenerescência.
O nascimento da psicologia segue o caminho do controle do período colonial, para a higienização do século XIX e para a diferenciação do século XX.
No início doséculo XX, a educação foi vista como responsável pelo desenvolvimento da sociedade. A psicologia permitiu que a educação fosse pensada de forma científica. A criança era vista como possuidora de umanatureza corrompida, necessitando ser cultivada para que o mal fosse desenraizado. A criança passa a ser vista como possuidora de uma natureza pura e boa, que precisava ser conhecida em profundidade paramanter-se assim. Conhecer seu desenvolvimento para poder corrigir seu percurso tornou-se imprescindível.
O poder da diferenciação criado pela psicologia contribui para a área da psicologiaorganizacional na seleção do profissional correto no setor certo.
O texto divulga vários índices que traduz as péssimas condições de vida dos menos favorecidos que não tem acesso aos serviços básicos de...
tracking img