A psicologia ou as psicologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
La piel que habito ( a pele que vivo)

A obra a pele que habito foi dirigida pelo diretor Pedro Almodóvar, com elenco de: Antonio Banderas, Elena Anaya, Marisa Paredes, Jan Cornet, Roberto Álamo, Eduard Fernández, José Luis Gómez, Blanca Suárez, Susi Sánchez, Bárbara Lennie, Fernando Cayo, Agustín Almodóvar, Guillermo Carbajo, Violaine Estérez, Sheyla Fariña, Esther García, TeresaManresa, Ana Mena, Chema Ruiz, David Vila, Jordi Vilalta e produção: Agustín Almodóvar, Esther García, roteiro
Pedro Almodóvar, Agustín Amodóvar, fotografia: José Luis Alcaine, Trilha Sonora
Alberto Iglesias, Duração: 133 min., Ano: 2011, País: Espanha, Gênero: Suspense.
Classificação: 16 anos. Estréia Mundial: 17 de Agosto de 2011
Estréia Brasil: 4 de Novembro de 2011
Em 2012, foi indicadoao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, Em 2011, foi Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Do mesmo diretor de Abraços Partidos e Fale com Ela, Baseado no livro Mygale, de Thierry Jonquet.
Ledgard chama sua pele sintética de Gal. Esse nome é uma contração de Galateia. Na mitologia grega, o talentoso escultor Pigmalião fez uma estátua em homenagem a Afrodite, Deusa doAmor, para encontrar alguém a quem ele pudesse amar. Mas ficou triste, pois se apaixonou pela estátua, chamada por ele de Galatéia, tamanha beleza que ela emanava. Afrodite, compadecida pela dor de Pigmalião, deu vida à estátua.

A pele que habito, é uma livre adaptação do livro Tarântula do escritor francês Thierry Jonquet, tem no centro de sua trama o excêntrico o doutor Robert Ledgard(Antonio Bandeiras) que é um notável cirurgião plástico, alimentado pela obsessão de recriar em laboratório uma espécie de pele humana, desde que sua esposa sofrera graves queimaduras após um acidente de carro. Doze anos depois, ele consegue cultivar esta pele, aproveitando os avanços da ciência e atravessando campos proibidos como os da transgênese com seres humanos. No entanto, este não será o únicodelito que o cirurgião irá cometer. Atormentado pela morte da mulher Ledgard se mostra um homem inescrupuloso e não medirá esforços para colocar em prática seus experimentos para criar uma pele artificial para seres humanos. Posteriormente, acontece a morte da sua única filha, enferma mental aparentemente estuprada por um rapaz que acabara de conhecer, o que o faz buscar vingança, aprisionando-oem sua casa e fazendo dele sua cobaia, primeiro através de uma vaginoplastia e posteriormente no experimento de uma nova pele. Não satisfeito em encontrar a cobaia, Ledgard faz cirurgias a ponto de transformá-lo em uma mulher completa. Com o passar do tempo e ajuda de Marília (Marisa Paredes), a mulher que o criou - que mais tarde se revelará sua mãe - Ledgard se apaixona pela sua cobaia, quetermina por matá-lo e foge. O filme conclui com a cobaia trans - já uma mulher perfeita - se encontrando com sua mãe, que naturalmente em um primeiro momento não o reconhece como tal. É grande a expectativa do que acontecerá a partir do momento em que a mãe se convença de que a mulher em frente de si é realmente o filho que desaparecera há muitos anos.

Antes de começar a rodar o filme,Almodóvar assegurou que retrataria uma situação limite que afetava, sobretudo, a dois personagens e que seria um filme de terror, mas sem gritos nem sustos. Se passaram vinte e dois anos desde a última vez que Pedro Almodóvar e o ator Antonio Bandeiras trabalharam juntos. Isso aconteceu no filme Átame! (1989). Bandeiras revela que já não lembrava como era intenso trabalhar com o diretor e retomar estaparceria é como se ele estivesse retornando às raízes, como se voltasse para casa.
Ainda que em diversas ocasiões Pedro Almodóvar havia afirmado que contava com Penélope Cruz para este projeto, finalmente, por problemas de agenda com Penélope, ele deu o papel à Elena Anaya. Apesar de um filme baseado no livro Mygale (1995), de Thierry Jonquet, o roteiro adaptado, escrito por Pedro Almodóvar,...
tracking img