A psicologia ou as psicologias.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO:
Livro Psicologias – 1º Capítulo A Psicologia ou as psicologias.
Todos nós usamos um pouco de “teoria” psicológica em tudo, porém essa psicologia intuitiva que pode seraplicada a conselhos que um amigo nos pede , ao poder de persuasão de um vendedor é chamado de psicologia do senso comum, que permite-se criar uma determinada visão do mundo.
Essapsicologia vem da necessidade de criarmos teorias baseadas no nosso cotidiano e que nos permita explicar, compreender e facilitar a realidade que está a nossa volta.
Porém o senso comum nãoé o único domínio do conhecimento humano, junto dele existem outros, como: a arte, a religião, a filosofia e a ciência.
A ciência é definida no livro como conjunto de conhecimentossobre fatos ou aspectos da realidade, expressa por meio de uma linguagem precisa e rigorosa, pois assim permite que o objeto de estudo seja desenvolvido, reestudado, e algumas vezes atéredescoberto.
Para ser denominado algo científico é preciso ter um objeto especifico de estudo, ser em uma linguagem rigorosa, ter métodos e técnicas específicas, um processoacumulativo do conhecimento e objetividade.
Na psicologia existe uma infinidade de objetos de estudo por duas razões;
• A psicologia foi constituída como conhecimento cientifico muitorecentemente e por isso não teve tempo de apresentar teorias definitivas;
• E também por que ela estuda o homem e para cada cientista existe uma definição diferente do Homem.
Asubjetividade contribui para a totalidade da vida humana que abrange comportamentos, sentimentos e singularidades, porém não no modo inato mas sim ao que cada um de nós constrói e vai sedesenvolvendo e se transformando com o passar do tempo.
Já as práticas místicas não usam métodos de comprovação cientifica, por esse motivo ela não pode ser compreendida como ciência.
tracking img