A psicologia organizacional e a gestão das organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E A GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

A administração de Recursos Humanos é adotada pelas organizações visando sua sobrevivência no mercado competitivo, gerenciar o capital humano e produtos de bens e consumos. Está ciência visualiza o homem por diversas esferas: civil, trabalhista, antropológica, sociológica, filosófica e psicológica, focada no trabalho de Eduardo Alencar.Outrora, administrar uma organização era focar em produtos como o dinheiro, materiais, equipamentos, tecnologia, vendas e pessoas, para atingir seus fins econômicos, ou seja, o capital humano que hoje é visto como bem importante das empresas, não tinha esse valor até pouco tempo atrás.
Com a evolução dos recursos humanos, e contribuição da Psicologia Organizacional na qual vários enfoques sãorelevantes, como Psicanálise, Gestalt, teorias da Personalidade, da teoria de Campo, das teorias da Motivação Humana e do Behaviorismo comportamentalista (focado no artigo), visando melhor bem – estar no local de trabalho propiciando o alcance de metas da organização e desenvolvimento profissional, principalmente de um grupo.

“O industrial que deseja seus empregados trabalhando de acordo com suasespecificações, sem absenteísmo precisa certificar-se de que o comportamento deles estejam sendo reforçados convenientemente, não somente com salários, mas com adequadas condições de trabalho” (Skinner 2000).

A Gestão de Competências, ferramenta utilizada em recursos Humanos através de observação de comportamentos, visa a obtenção de metas com velocidade e inovação que exige o mercadotecnológico, ao mesmo tempo atendendo as realizações pessoais e subjetivas dos membros da organização.Todos saem ganhando.A Psicologia Organizacional estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos ou gestão de pessoas. está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nasemoções geradas num ambiente de trabalho. A gestão por competência envolve ações que englobam desde a seleção até o treinamento, a remuneração e a avaliaão do desempenho.
Pode ser definida como um processo fundamentado de três partes básicas: atração, manutenção e aperfeiçoamento constante dos profissionais, influenciando os resultados da empresa de forma positiva. A gestão por competência resultaem satisfação dos empregados, retenção de talentos e impacto positivo na imagem da empresa.
Com o crescimento das organizações, começa-se perceber a necessidade de valorização do trabalhador dentro da organização, pois ele é um colaborador e não mais uma simples ferramenta de trabalho,pois até então, era assim que se tratava o trabalhador. Com esse crescimento das organizções,mudou-se a visãocome relação a esse trabalhador e as empresas perceberam a necessidade de adequação, pois como ela se tornou mais complexa, consequentemente, aumentou também o numero de trabalhadores que apresentavam personalidades diferenciadas e que deveriam ser tratados de acordo com suas potencialidades ou dificuldades.
Assim houve um avanço com relação ao trabalhador dentro da empresa, que passou a ser maisvalorizado, recebeu incentivos na sua carreira e até hoje ainda precisa lutar para ter potencial valorizado dentro da organização. Porém, em comparação ao passado, hoje esse trabalhador passou a ser visto como parte da organização e deve estar sempre buscando seu espaço e valor para que se sinta parte da organização, seja através de planos de carreira e salários, incentivos de produção, lazer,etc.Nesse sentido, a psicologia organizacional, surgiu trazendo grandes inovações para a administração dos recursos humanos dentro das organizações, para que possam fomentar o potencial do trabalhador, para que assim ele possa colaborar no crescimento delas e também do próprio trabalhador.
A psicologia é utilizada no dia-a-dia de cada trabalhador, para analisar o seu comportamento. Para que o...
tracking img