A psicologia no processo educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA

Psicologia e a educação
TITULO

A Psicologia no processo educacional

OBJETIVO
O tema em questão visa discutir questões relacionadas à psicologia educacional, a importância e a contribuição da mesma para a educação.

JUSTIFICATIVA
O tema em questão é de grande relevância, pois são muitos os benefícios que a psicologia pode trazer para o convívio escolar. A psicologia nasescolas vem cada vez mais, sendo destacada por especialistas, ela pode contribuir discutindo praticas pedagógicas que levem á superação de dificuldades vividas pelos professores no enfretamento de desafios diários frente ao processo de escolarização.

INTRODUÇÃO

Psicologia, etimologicamente significa “estudo da alma”, pois os gregos, ao se debruçarem sobre tal estudo, acreditavam que o serhumano possuía uma parte material (corpo) e uma imaterial (alma).
A relação entre Educação e Psicologia data do reconhecimento dessa última enquanto ciência, no século XIX. Desde então essas duas áreas do conhecimento humano estabelecem diálogos íntimos, que ganham contornos diferentes de acordo com o contexto no qual se desenrolam.
Ao focar as diferenças individuais e estabelecer os parâmetrosde normalidade, a Psicologia estabeleceu uma parceria ideológica com a Educação ao reforçar a idéia de um indivíduo isolado do meio social, a-histórico e dotados de características naturais próprias da sua espécie. A Psicologia Educacional estuda os processos de aprendizagem das diversas fases do desenvolvimento, incluindo a aprendizagem no adulto, os processos de letramento/alfabetização,a relação professor/aluno, escola oferecida às classes populares, os processos cognitivos, afetivos, culturais e sociais envolvidos no contexto educacional, dentre outros. O Psicólogo atua junto com professores e coordenadores pedagógicos discutindo situações escolares em que as crianças e adolescentes apresentem uma queixa escolar.

DESENVOLVIMENTO

1- Defina a psicologia e como elasurgiu.

Resposta
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento), o principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano. De acordo com Herrmann Ebbinghaus um dos primeiros psicólogos experimentais a psicologia possui um longo passado, mas uma história curta" apesar deteorias "psicológicas" fazerem parte de muitas tradições orientais, a psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes nos filósofos gregos, mas só se separou da filosofia no final do século XIX. O primeiro laboratório psicológico foi fundado pelo fisiólogo alemão Wilhelm Wundt em 1879 em Leipzig, na Alemanha.
Conclusão analitica
O termo psicologia provém do século IV a.c, quando osfilósofos gregos falavam muito da alma. Psyché (“alma) e logos (“estudo”): etimológicamente falando a psicologia seria o estudo da alma, ela estuda o comportamento humano. O pai da psicologia é o alemão Wilhelm Wundt (1832-1920), que em 1939 criou o primeiro laboratório experimental em psicofisica na Alemanha, na Universidade de Leipzig.

2- A maioria dos autores contemporâneos considera que astrês mais importantes tendências teóricas da psicologia no século XX são: a psicanálise, o Behaviorismo e a Gestalt. Comente sobre uma delas.
Resposta
A Psicanálise é ao mesmo tempo um modo particular de tratamento do desequilíbrio mental e uma teoria psicológica que se ocupa dos processos mentais inconscientes; uma teoria da estrutura e funcionamento da mente humana e um método de análise dosmotivos do comportamento; uma doutrina filosófica e um método terapêutico de doenças de natureza psicológica supostamente sem motivação orgânica. Originou-se na prática clínica do médico e fisiologista Josef Breuer, devendo-se a Sigmund Freud (1856-1939) a valorização e aperfeiçoamento da técnica e os conceitos criados nos desdobramentos posteriores do método e da doutrina, o que ele fez...
tracking img