A Psicologia Forese Conhecida No Brasil Como Psicologia Juridica 1

398 palavras 2 páginas
ANHAGUERA EDUCACIONAL
UNIDADE 1 CAMPINAS
CURSO: DIREITO - 1º Semestre
PSICOLOGIA FORENSE
Campinas- SP
2015
Trabalho Psicologia Forense
Resumo:
Um breve histórico da psicologia jurídica no Brasil e seus Campos de atuação.

A Psicologia Forense é conhecida no Brasil como Psicologia Jurídica, é uma ciência que estuda os comportamentos do serem humanos e seus processos psíquicos. Estuda o comportamento, atos e reações, sentimentos, emoções, atitudes, pensamentos, percepções.
Aplica-se, no Direito da família, Direito da Criança e Adolescente, Direito Civil, Direito penal, Direito do trabalho.

Vivian de Medeiros LAGO, Paloma AMATO, Patrícia Alves TEIXEIRA, Sonia Liane Reichert ROVINSKI, Sonia Liane Reichert ROVINSKI
“A historia da atuação de psicólogos brasileiros na área de psicologia jurídica tem seu inicio no reconhecimento da profissão, na década de 1960.”
“Com a implantação do Estatuto da criança e do Adolescente (ECA) Brasil (1990), em 1990, o juizado de menores passou a ser denominado Juizado de Infância e Juventude.”
“Psicólogo Jurídico e o direito da família; destaca-se a participação dos psicólogos nos processos de separação e divorcio disputas de guardas e regulamentação de visitas.“
“Psicólogo jurídico e o direito do trabalho: o psicólogo pode atuar como perito em processos trabalhistas. A perícia a ser realizada nesses casos serve como uma vistoria para avaliar o nexo entre as condições de trabalho e a repercussão na saúde mental do indivíduo.”
“Vitimologia: objetiva a avaliação do comportamento e da personalidade da vítima. Cabe ao psicólogo atuante nessa área traçar o perfil e compreender as reações das vítimas perante a infração penal.
Estudo de psicologia/ Campinas/ 26(4) / 483-491- Out.-Dez. 2009.

Questões:
1) Qual é a diferença entre Psicologia Forense e Psicologia Jurídica?

2) Qual é a importância da psicologia forense no campo de Direito?

3) No Direito da Família torna se imprescindível a atuação do psicólogo?

4) A Vitimologia,

Relacionados

  • nova luz antropologia
    78571 palavras | 315 páginas