A Psicologia Educacional ou Escolar a rea da Psicologia que se debru a sobre o processo de ensino e aprendizagem

877 palavras 4 páginas
A Psicologia Educacional ou Escolar é a área da Psicologia que se debruça sobre o processo de ensino e aprendizagem nas crianças e adultos. Cruza-se assim frequentemente com a Psicologia de Desenvolvimento, que procura compreender o que se desenvolve e modo como tal acontece, desde a conceção até à morte, e com a Psicologia Social, pois visa o estudo do funcionamento da instituição escolar enquanto organização, tendo em conta a eficiência e eficácia das estratégias educacionais.
A elevada importância que este ramo da psicologia apresenta atualmente deve-se a que nas sociedades ocidentais a escola e a educação ocupem um papel significativo na vida social e individual.

A importância da Psicologia no campo Educacional, é um tema cativante e desafiador que permanece atual e proporcionando estudos e pesquisas de vários e renomados cientistas. A psicologia ocupa um papel de fundamental importância. Ainda que tenhamos evoluído significativamente nos estudos sobre o tema, o campo para pesquisas continua enorme.
Deve-se lembrar sempre que as contribuições da psicologia precisam ser caracterizadas como um espaço de reflexão envolvendo a realidade escolar, assim como um espaço propício para a expressão das angústias e das ansiedades inerentes ao processo de formação.
A Psicologia no âmbito da escola deve também contribuir para otimizar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente. É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional. Pois, uma vez as contribuições da psicologia inserindo na equipe educacional prepara os conteúdos a serem ensinados, visando estabelecer outros e novos patamares para a compreensão dos fatos que ocorrem no dia a dia da escola, propiciando uma reflexão conjunta que possibilite o levantamento de estratégia que venham a sanar as dificuldades enfrentadas.
Sendo assim, a

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Norbert Elias O Processo Civilizador Volume I Uma Historia Dos Costumes
    126531 palavras | 507 páginas
  • foucault nascimento da biopolitica
    162506 palavras | 651 páginas
  • SMALL IS BEAUTIFUL 1
    118664 palavras | 475 páginas