A psicologia do desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Afonso Cláudio
Afonso Cláudio – ES
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento
Prof. Fred

A Psicologia do Desenvolvimento Humano

Tão complexa como a natureza humana é a análise do seu comportamento.
A Psicologia do Desenvolvimento é pois o estudo científico das mudanças de comportamento de uma pessoa, mudanças relacionadas à idade ao longo da vida. Se a psicologia é umaciência com uma área de trabalho tão ampla, o estudo que examina as mudanças do comportamento humano também o faz por meio de uma ampla variedade de tópicos: habilidades motoras, habilidades em solução de problemas, entendimento conceitual, aquisição de linguagem, entendimento da moral e formação da identidade.
Os psicólogos do desenvolvimento orientam as suas pesquisas a partir de questões taiscomo: são as crianças qualitativamente diferentes dos adultos ou elas simplesmente não têm a mesma experiência dos adultos? o desenvolvimento resulta de uma acumulação gradual de conhecimento ou por meio de mudanças de um estágio de pensamento a outro? as crianças nascem com conhecimento inato ou elas percebem as coisas com a experiência? o desenvolvimento é determinado pelo contexto social ou poralgo existente dentro da pessoa?
A História da Psicologia do Desenvolvimento Humano remonta à história do desenvolvimento da pessoa humana.
Durante séculos, as crianças foram observadas em várias versões: pequeno, fraco e estúpido.
No séc. XVII, teve início o pensamento de que a natureza das crianças é diferente do adulto.
No séc. XVIII, surge uma nova forma de estudo doDesenvolvimento Infantil em razão dos aspectos: religioso, científico, econômico e social. Grandes Descobrimentos favoreceram estes estudos: a Reforma Protestante, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
No séc. XIX, surge (Adultos Study): Interesse em estudar o envelhecimento humano.
Contribuíram para essa investigação: Quetelet com “Idade e Criatividade”, Galton com “As diferenças individuaisem relação à idade”e o emergir da Psicologia do Envelhecimento com Stanley Hall e a “Senil Idade: A segunda metade da vida”
No séc. XX, estudos mais recentes percebem a adolescência como uma etapa no desenvolvimento humano e após a I Guerra Mundial teve início o estudo dos idosos, efetivando-se desta forma os estudos sobre o ciclo completo da vida.

A contribuição dos Teóricos

A expansão doestudo da psicologia do desenvolvimento deu-se a partir dos anos 60/70, contando sempre com a colaboração de teóricos que se empenharam na formulação do conceito e dos princípios orientadores do estudo do desenvolvimento ao longo de toda a vida (Baltes e co-autores);
Três definições orientam os novos estudos da psicologia do desenvolvimento ao longo de toda a vida:

 Primeira definição:
– Apsicologia do desenvolvimento ao longo de toda a vida “interessa-se pela descrição e explicação das mudanças ontogenéticas, ligadas à idade, do nascimento até à morte”
Baltes e Goulet, 1970


 Segunda definição:
– A psicologia do desenvolvimento ao longo de toda a vida visa “a descrição, explicação e optimização dos processos de desenvolvimento ao longo de toda a vida, daconcepção até à morte”
Baltes, Reese e Lipsitt, 1980

 Terceira definição:
– A psicologia do desenvolvimento ao longo de toda a vida visa “o estudo da constância e da mudança que se manifesta na conduta humana ao longo da ontogénese, da concepção até à morte”
Baltes, 1987
A terceira definição revela uma visão metateórica do desenvolvimento humano que é decorrente do modelo anterior.Ideias diretoras da visão metateórica do desenvolvimento humano:
1. O desenvolvimento ontogenético estende-se durante toda a vida;
2. O desenvolvimento é multidimensional e multidireccional;
3. O crescimento e o declínio não se sucedem linearmente. Todo o processo de desenvolvimento é constituído simultaneamente por crescimento e declínio, implicando tanto ganhos como perdas.
4. O...
tracking img