A psicologia de lacan a freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A psicose de Lacan a Freud
 
The psychosis from Lacan to Freud
 
 
Sueli Rodrigues BurgarelliI; Jésus SantiagoII
IUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil 
IIUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil 
Endereço para correspondência
 
 

RESUMO
Este trabalho interessa-se particularmente pelas formulações freudianas inaugurais, nasquais as psicoses são teorizadas a partir de pressupostos relativos às neuroses. As diversas especificidades do sujeito psicótico parecem não ter sido diretamente contempladas nessas formulações. Os impasses que afetam a aplicabilidade da noção de recalque para o estabelecimento de uma clínica diferencial entre os campos da neurose e da psicose foram enfatizados.  As elaborações contidas em Oseminário, livro 2 e livro 3 de Lacan são empregadas como recurso para uma formalização possível de tais impasses, concernentes às primeiras formulações freudianas sobre o mecanismo psíquico das psicoses. A tese da autonomia do significante com relação ao significado na produção de significação foi crucial para a explicitação das dificuldades que impediram que o momento fundador da obra de Freud tivesseêxito na elucidação metapsicológica do mecanismo específico da psicose.
Palavras-chave: Psicose; Neurose; Recalque; Simbólico; Imaginário.

ABSTRACT
The work contemplates a particular interest for the initial Freudian formulation, were psychosis so theorized as parting from assumptions concerning neurosis. The many specific features of a psychotic subject seem to haven't been contemplated inthese formulations. The applicable dilemmas of the concept of repression for the establishment of a differing clinic among neurosis and psychosis were emphasized. The elaborations presented inBooks 2 and 3 of The Seminar of Lacan were used as a resource for a possible formalization of those dilemmas on initial Freud formulations over the psychosis psychological mechanism. The thesis of thesignificant autonomy over the meaning in the production of meaning going to crucial in order to explain the difficulties that prevented the success in the founding moment of Freud's work in the metapsychological elucidation of the psychosis specific mechanism.
Keywords: APsychosis; Neurosis; Repression ; Symbolic; Imaginary.

 
 
O presente texto pretende apresentar o trabalho investigativo que deuensejo à escrita da dissertação de Mestrado intitulada Impasses e dificuldades nas formulações freudianas inaugurais sobre as psicoses: uma abordagem retroativa de Lacan a Freud (BURGARELLI, S. R.; SANTIAGO, J., 2007).  Antes de passarmos à apresentação propriamente dita desse trabalho, cabe tecermos algumas considerações preliminares que concernem ao trabalho do pesquisador, particularmente ao fatode uma investigação ser composta de dificuldades, de retomadas e de recomeços. Importa ressaltar que o trabalho investigativo, caso se disponha a captar o inusitado que se reveste de novidade científica, acaba por tomar caminhos tortuosos, pois se trata, nesse contexto, de um saber que não se entrega facilmente às primeiras intuições. Por isso, é preciso certa dose de persistência para não recuardiante das obnubilações que, por vezes, permeiam o trabalho do pesquisador. Nesses momentos, importa considerar que tais pontos de impasse se devem à necessidade de retomar e reconsiderar o percurso da investigação proposta. Não se deve perder de vista que é justamente o processo de indagar que alimenta uma investigação. As respostas apenas emergem como efeitos dessa ênfase no desejo deinterrogar.
A pesquisa teve início a partir de um interesse pronunciado pela abordagem psicanalítica da psicose e por sua especificidade em relação à neurose. O fato de a psicose suscitar, ao mesmo tempo, fascínio e desprezo nas pessoas ditas ''normais'' foi tomado como indicativo da existência de algo na especificidade de seu mecanismo capaz de atrair e repelir. É lugar-comum a consideração de que a...
tracking img