A psicologia da gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PSICOLOGIA DA GESTALT

In: Schultz & Schultz. História da Psicologia Moderna. São Paulo: Cultrix, 1992

• O movimento da Gestalt surge na Alemanha, em oposição ao atomismo e ao elementarismocontidos no projeto de Wundt. Segundo eles, quando os elementos sensoriais são combinados, forma-se algum novo padrão ou configuração – há mais coisas na percepção do que veem nossos olhos, a nossapercepção vai além dos elementos, dos dados sensoriais, dos dados físicos fornecidos pelos órgãos dos sentidos.
• Max Wertheimer, Kurt Koffka e Wolfgang Köhler iniciam oficialmente o movimento daGestalt em 1910 com a pesquisa sobre percepção do movimento aparente. Concluíram que a percepção é uma totalidade, uma Gestalt e toda a tentativa de analisá-la ou de reduzi-la a elementos provoca a suadestruição.
• GESTALT = Forma, totalidade morfológica e configuração. “Existem totalidades, cujo comportamento não é determinado pelo dos seus elementos individuais, mas nos quais os processos parciaissão eles mesmos determinados pela natureza intrínseca do todo. A teoria da Gestalt alimenta a esperança de determinar a natureza dessas totalidades.
• Wertheimer divulga os princípios daorganização da percepção em 1923. Ele conclui com suas pesquisas que, na percepção, a organização ocorre instantaneamente sempre que vemos ou ouvimos diferentes formas ou padrões. Partes do campo perceptivo secombinam, unindo-se para formar estruturas que são distintas do fundo.

• Princípios da organização da percepção:

PROXIMIDADE – partes próximas no tempo ou no espaço tendem a ser percebidasjuntas;
CONTINUIDADE – há uma tendência na nossa percepção de seguir uma direção, de vincular os elementos de uma maneira que os faça parecer contínuos ou fluindo numa direção particular;
SEMELHANÇA –partes semelhantes tendem a ser vistas juntas como se formassem um grupo;
COMPLEMENTAÇÃO – há uma tendência na nossa percepção de completar figuras incompletas, preencher lacunas;
SIMPLICIDADE –...
tracking img