A psicologia da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A psicologia da educação na perspectiva da relação teoria e prática: uma conciliação possível?
Miranda, Marília Gouvea de UFG – UCG
GT: Psicologia da Educação / n.20
Agência Financiadora: CNPq

A psicologia e educação vêm sendo tendencialmente articuladas em duas diferentes vertentes que assim podem ser esquematizadas: a primeira parte da teoria psicológica para a educação, tomada como campopara sua referenciação na prática, retornando em seguida à teoria (psicologia-educação-psicologia); a segunda vertente tem um sentido inverso, partindo da educação, busca a teoria psicológica para em seguida retornar ao seu ponto original (educação-psicologia-educação) (saviani e goldberg, 1976). Discutindo a relação da educação com as ciências que lhe dão suporte, incluindo a psicologia, Saviani(1990) defende que a educação deva ser colocada como centro dos estudos feitos pelas ciências que se debruçam sobre ela, isto é, a educação “como ponto de partida e como ponto de chegada das teorizações e práticas pedagógicas”.
Estudando dissertações e teses da área de educação que adotaram referenciais teóricos da psicologia, no período de 1982 a 1991, Warde (1995) observou a ocorrência dessasduas formas básicas de se postular a relação Psicologia – Educação:
uma que traz da Psicologia para a Educação o corpo teórico,conceitual, metodológico, e converte a Educação num campo de aplicação ou dedução; a outra que, partindo da Educação, converte seus processos, suas práticas, seus problemas, em pontos de referências e guias para as formulações conceituais, metodológicas,experimentais. Na primeira forma, a educação é um campo “ocasional” de aplicação de “uma psicologia que já teria seus princípios definidos”, como diria Wallon (1975, p. 355); na segunda, a educação é o campo instituidor desses princípios. (1995, p. 57)

Essa polarização põe em causa um problema visceral quando se trata de discutir a aproximação da educação com relação não só à psicologia mas tambémàs demais ciências humanas e sociais e, para além delas, a filosofia. De um lado, a psicologia como uma ciência que se situa num campo epistemológico próprio e, de outro, as práticas educacionais.
Mais recentemente ao tratar da relação entre a psicologia e a educação, Bernadete Gatti inclui uma terceira vertente de compreensão dessa relação e assim a descreve:
Essa terceira vertenteproblematiza aspectos da própria Educação sob uma ótica mais complexa, integrando várias áreas e selecionando tema que necessita de uma abordagem psicológica, a qual, no processo investigativo, é densamente integrada á ótica educacional e social, numa perspectiva de construção transdisciplinar. [...] Os pesquisadores que aqui se inserem não desprezam as contribuições das duas outras vertentesexaminadas, algumas bastante vigorosas cientificamente, como os estudos cognitivos, mas a tematização, a problematização e a análise dos dados são elaborados de uma perspectiva mais integradora do ponto de vista tanto das formas de problematizar como do enfoque teórico-metodológico, que incorpora conhecimentos de várias outras áreas com que estabelece interface. (2003, p. 107)

Gatti propõe,assim, uma ampliação dos pólos contrapostos nas duas vertentes, cuja conseqüência seria a ampliação e a interação desses pólos na direção de outros campos do conhecimento e da prática social humana. É como se fossem implodidos os limites estreitos de um e de outro, para dentro e para fora da polarização, fazendo surgir novas possibilidade de compreensão dessa relação. A sugestão dessa vertente porparte da autora é instigante e nela ressoa o debate contemporâneo sobre os novos tempos que estaríamos vivendo quando afirma que a “ótica a privilegiar é multidimensional, transformadora, uma ótica de alternativas, de flutuações, ou seja, ao lado dos processos construtivos e auto-organizativos, deve-se considerar a mudança e a incerteza” (2003, p. 113).
Há, entretanto, um enfrentamento entre...
tracking img