A psicologia da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia da Aprendizagem



NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL
LINDALMI DA GUIA SOUZA SILVA








ATIVIDADE INDIVIDUAL
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM


















CERRO AZUL
2012
NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL
LINDALMI DA GUIA SOUZA SILVA
POLO: VON MULLER BERNECK
TURMA:1900










ATIVIDADE INDIVIDUAL
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM









Trabalho apresentado como instrumento de avaliação da(s) disciplina(s) Psicologia da Aprendizagem do curso de Pedagogia – oferta especial.
Docente: Carlos Eduardo De Souza Gonçalves.







CERRO AZUL2012


ATIVIDADE INDIVIDUAL
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM


1) APRESENTE UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA INTELIGENCIA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA SOCIEDADE ATUAL, MARCADA PELAS MUDANÇAS E AVANÇOS TECONOLOGICOS

Primeiramente é necessário definir o que é inteligência. Tudo o que é construído é inteligência e conhecimento. Para Piaget, entretanto, significa algodiferente na nossa usual compreensão destas palavras. Realmente ele usa ambos os termos para se referir à mesma coisa – a inteligência adaptativa do indivíduo, ou seu conhecimento é “conhecimento” no amplo sentido. É diferente do conhecimento no sentido restrito, no qual o termo se refere a uma pequena informação de fato.
Para uma criança conseguir compreender uma informação especifica énecessário que ela desenvolva uma estrutura de conhecimento no sentido amplo, tendo organizado uma totalidade estrutural coerente, pois cada conceito é sustentado por uma rede completa de outros conceitos. Piaget define “aprendizagem no sentido amplo” e “aprendizagem no sentido restrito”. A criança pode aprender que alguma coisa chama-se “xícara”, ou “lua” ou “dinossauro”, ou que aquela plantaprecisa de água para crescer. Há aprendizagens específicas, mas a criança pode também aprender a estruturar seu espaço a partir de seu berço para a casa inteira, e então para quadra onde mora, para sua cidade, seu país e todo espaço interplanetário. Estes são exemplos no sentido amplo. Conhecimento no amplo sentido e inteligência são para Piaget a mesma coisa , pois a acriança compreende e aprendenovas coisas através de seu amplo quadro de conhecimento.
Para Piaget o conhecimento é construído através da explicação de quatro fatores:
1- Maturação;
2- Experiências com objetos (ambos de natureza física e lógico matemática)
3- Transmissão Social;
4- Equilibração.


As escolas precisam estar preparadas paracompreender os mecanismos de desenvolvimento do conhecimento, senão fica difícil conseguir “ensinar” nossas crianças. Pois Atualmente a sociedade moderna oferece e exigem o domínio de habilidades necessárias para utilização dos mais sofisticados recursos tecnológicos que já fazem parte do cotidiano. Recursos como os computadores, Internet, telefone celular, televisão, entre outros, estão acessíveis àquase toda população, que a cada dia vem se inserindo mais precocemente nesse mundo digital. Em contrapartida, também é necessário o desenvolvimento da capacidade de se comunicar e se relacionar com pessoas de diferentes origens e hábitos culturais, uma vez que a globalização vem encurtando distâncias e aproximando as pessoas.
As exigências da sociedade contemporânea sobre a educaçãodos indivíduos vão além dos conceitos de leitura, escrita e cálculos. O desenvolvimento científico e tecnológico introduziu modernas ferramentas de ensino que multiplicam a velocidade da aprendizagem, o volume de informações disponíveis e encurtam distâncias entre as pessoas de diferentes regiões do mundo. Nesse contexto, é notável a necessidade de adequação da escola e da família a esses novos...
tracking img