A psicanalise em a morte em veneza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PSICANÁLISE EM “A MORTE EM VENEZA”



Suely de Souza Silva[1]
Universidade Federal do Pará


Resumo: Este artigo trata da análise da obra de Thomas Mann, “A Morte em Veneza”, com base nas teorias freudianas sobre psicanálise, cujos conceitos de pulsão de morte e de vida, principio do prazer e da realidade foram sintetizados por Terry Eagleton em “Teoria da Literatura: uma introdução”.A obra que será analisada fala a respeito da vida de um artista chamado Gustav Von Aschenbach, que desgastado da vida que levava em Munique resolve viajar para Veneza em busca da satisfação, de algo novo.

Palavras-Chaves: A morte em Veneza, A psicanálise, pulsão de morte e vida, principio do prazer e realidade, dualidade.


Introdução
A morte em Veneza é um livro que trata do desejohomoerótico de Gustav Von Aschenbach, um importante escritor de aproximadamente cinqüenta anos por um jovem polonês chamado Tadzio. A história se passa em Veneza, local escolhido por Aschenbach para se refugiar de sua rotina exaustiva que levava em Munique. Nesta época a cidade é contaminada pela cólera, fato totalmente ignorado pelo artista que naquele momento só pensava em ficar cada vez maispróximo do garoto polonês, apesar essa proximidade não passava de troca de olhares e por algumas vezes perseguições.
O artista parte para Veneza em busca da satisfação, do estranho, do diferente. Ao ver o menino Tadzio, percebe nele uma beleza rara, o que procurava e começa a alimentar uma paixão platônica por ele. Durante o livro são mostrados varias situações de dualidade, doestranho-familiar, no qual podemos fazer relações com as teorias freudianas, que de certa forma explica as atitudes de Aschenbach, em diversos momentos em sua admiração pelo garoto e suas perturbações diante dessa situação. No decorrer desse artigo vão ser feitas algumas relações da obra de Mann com as teorias de Freud. Observando o sofrimento do artista, os sacrifícios ao qual ele se submete em nome da arte,relacionados sempre as pulsões citadas na obra de Eagleton, onde segundo Freud, o artista é neurótico, pois é oprimido por necessidades instintivas, para ele o comportamento humano é motivado pela fuga da dor e busca do prazer.
A obra além de ser uma novela complexa, fascinante e de uma fantástica construção literária, ela traz fortes marcas da psicanálise de Freud, como os desejosinconscientes de Aschenbach que pode ser traduzido pela adoração da beleza do garoto, a busca da perfeição da juventude tão almejada em sua arte e também conceitos sobre sexualidade.


Fundamentação Teórica e Análise
Eagleton no capitulo A psicanálise, in: Teoria da Literatura: uma introdução, logo no inicio d o autor diz que segundo Freud que a motivação de uma sociedade é econômica, e que para osseres humanos o trabalho tem que ser uma prioridade. Que temos que abrir mão do Freud chama de “principio do prazer” a favor do “principio da realidade”, ou seja, temos que reprimir algumas de nossas tendências a satisfação e ao prazer.
Para Freud o princípio do prazer é a busca da satisfação dos desejos, que é regido pela pulsão de morte, ou seja, à volta ao estado de plenitude orgânica,realização do desejo, alívio da tensão e precisa ser regulada pelo princípio da realidade, no qual é regida pela pulsão de vida, a repressão da busca da satisfação. Segundo ele, uma forma de sublimar (conter o desejo para viver em sociedade) a pulsão de prazer para uma forma positiva é por meio da ciência e da arte.
Mann logo no início da obra nos mostra o estranho familiar, que o ocorrequando o artista pega um barco que deve seguir para o lido e depois para o navio e não é isso que acontecem seguida há uma discussão entre Aschenbach e o barqueiro que não era licenciado, no meio dessa briga podemos notar que ele sente prazer em andar naquela gôndola, pois aquele barqueiro era um bom remador, apesar de ser um homem mal educado, observamos que ele se sente confortável naquela...
tracking img