A psicanalise dos contos de fada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA: Filme O Clube do Imperador
Emperor's club
Diretor: Michael Hoffman
Atores: Kevin Kline, Emile Hirsch
Duração: 108 min.
Ano: 2002
O CLUBE DO IMPERADOR
A escola educa, mas nãomuda o caráter

O filme conta a história de um colégio interno onde um professor chamado Hundert (Kevin Kline) forma “o Clube do Imperador” para estudar cultura greco-romana. No clube, o mestre tentamoldar a personalidade dos alunos usando os bons exemplos dos personagens históricos.
O caráter ilibado do professor entra em choque quando se depara com o arrogante aluno, Sedgewick Bell (EmiliHirsch), filho de um senador milionário e sem escrúpulos, que era um dos maiores mantenedores do colégio. O garoto mantinha um relacionamento sem diálogo nem tampouco carinho e afetividade com o pai,apesar de suas tentativas de aproximação.
Esse conflito se torna mais profundo quando se decepciona, ao perceber que, mesmo entre os mestres da escola, a esperteza se sobrepõe a retidão de caráter e ahonestidade. Quando chega sua chance de galgar o cargo máximo, é preterido como diretor. A escolha recai sobre alguém bem mais jovem que ele e que tinha como principal habilidade conseguir dinheiropara sustentar o colégio.
O filme nos mostra que o ser humano será sempre imperfeito. A falta de caráter e a desonestidade existem em todos os lugares e, até mesmo pessoas que sempre seguem essesprincípios podem – uma hora ou outra – ter algum deslize. Há necessidade, como seres humanos, de nos renovarmos todos os dias. Ao acordarmos de manhã, necessitamos reafirmar nossos votos de retidão decaráter, justiça e fidelidade aos nossos princípios.
Conclui-se com o filme que, por melhor que seja a escola ou o professor, o caráter e a personalidade são moldados pelo “berço” e, no decorrer da vida,os meios podem interferir, porém, o que de fato fica, são os exemplos – bons ou ruins – que recebemos de nossos pais. O filme é recomendado para pais, professores e estudantes que pretendam usar a...
tracking img