A psicanálise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESAMC – Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação

Preparação Prévia | Psicologia I | Profª. Karol

D.A. | 3RIN | 203XXX

- Capítulo 5 – Psicologias

A PSICANÁLISE“Constituíram a base principal da compreensão das neuroses e impuseram uma modificação do trabalho terapêutico. Seu objetivo (...) era descobrir as repressões e suprimi-las...”.
A psicanáliseé uma ciência criada for Sigmund Freud que estuda o inconsciente. O objetivo da psicanálise é localizar o significado inconsciente das ações, palavras, dos sonhos, dos delírios e das fantasias de umadeterminada pessoa.
Esta ciência é um conglomerado de teorias psicológicas, ela acredita e fundamenta sua teoria em: em processos psíquicos inconscientes, complexo de Édipo, consideração dasexualidade e doutrina da resistência / recalcamento.
Freud foi o primeiro a nos fornecer um quadro claro da grande importância que tem, para nossa vida e desenvolvimento psíquicos esexuais, a relação com outras pessoas.
A primeira delas é naturalmente, a relação da criança com os pais, relação esta que, a princípio, na maior parte dos casos se restringe principalmente à mãe ou àsua substituta. Um pouco mais tarde surge a relação com os irmãos, ou outros companheiros próximos, e o pai.
Freud assinalou que as pessoas às quais a criança se apega em seus primeiros anos ocupam umaposição central em sua vida psíquica que é singular no que concerne a sua influência. Isto é exato, quer o apego da criança a essas pessoas seja por laços de amor, de ódio, ou ambos, sendo o últimocaso o mais comum.
Nos estágios iniciais da vida, a criança não percebe os objetos como tais e só gradativamente, ao longo dos primeiros meses de seu desenvolvimento, aprende a distinguir sua própriapessoa dos objetos. Também entre os objetos mais importantes da infância, se incluem as várias partes do próprio corpo da criança, isto é, seus dedos, artelhos e boca. Todos eles são importantes...
tracking img