A PRÁTICA EDUCATIVA PROGRESSIVA EM FAVOR DA AUTONOMIA DO SER DO EDUCANDO

2382 palavras 10 páginas
FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
TEORIAS DA APRENDIZAGEM
PROFª.: ANDREA MELO
05 OUT. 2013

EVALDO FERNANDES DA SILVA

RESENHA: A PRÁTICA EDUCATIVA PROGRESSIVA EM FAVOR DA
AUTONOMIA DO SER DO EDUCANDO.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessária à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.146 págs.
Pedagogia da Autonomia, é a última obra de Paulo Freire, publicada em vida.
Apresenta propostas de práticas pedagógicas necessárias à educação como forma de construir a autonomia dos educandos, valorizando e respeitando sua cultura e seu acervo de conhecimentos empíricos junto à sua individualidade.
É uma reunião de experiências transformadas em pensamentos que buscam a integração do ser humano e a investigação de novos métodos, valorizando a curiosidade dos educandos e educadores, condenando a rigidez ética que se volta aos interesses capitalistas e neoliberais, que deixam à margem do processo de socialização os menos favorecidos.
Freire introduz Pedagogia da autonomia explicando suas razões para analisar a prática pedagógica do professor em relação à autonomia de ser e de saber do educando. Enfatiza a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para a escola, visto ser ele um sujeito social e histórico, e da compreensão de que "formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas". Define essa postura como ética e defende a idéia de que o educador deve buscar essa ética, a qual chama de "ética universal do ser humano", essencial para o trabalho docente.
"Não podemos nos assumir como sujeitos da procura, da decisão, da ruptura, da opção, como sujeitos históricos, transformadores, a não ser assumindo-nos como sujeitos éticos (...) É por esta ética inseparável da prática educativa, não importa se trabalhamos com crianças, jovens ou com adultos, que devemos lutar." Como eixo norteador de sua prática pedagógica, Freire defende que

Relacionados

  • Liga de inventores da ufg
    50609 palavras | 203 páginas
  • educação inclusiva
    163987 palavras | 656 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas