A PROPÓSITO DOS PARADIGMAS DAS ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA GEOGRAFIA COMTEMPORANEA

876 palavras 4 páginas
A PROPÓSITO DOS PARADIGMAS DAS ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA GEOGRAFIA COMTEMPORANEA
O neopositivismo se dedicou a realizar análises quantitativas para assim promover uma explicação científica. Já o materialismo histórico valorizou bastante a dialética marxista e os fatores históricos na construção da sociedade. A corrente neopositivista se dedicou somente na análise das teorias e o materialismo histórico vivenciou a análise de seus estudos na prática, objetivando uma transformação da sociedade. O neopositivismo realizar uma forte conexão disciplinar entre a geografia e a matemática. Já a corrente materialista realizou uma interdisciplinaridade entre história, geografia e o campo da sociologia. Os aspectos políticos, econômicos e sociais se relacionam e também se contrapõem entre si.
Entre os paradigmas existentes no campo geográfico podemos citar: turismo, modernidade, globalização, migração, etc. A questão ambiental envolve uma dicotomia predominante entre geografia física e geografia humana. As transformações ocorridas no tempo e no espaço estão profundamente relacionadas à modernidade. As transformações sociais são fatores históricos e atuais. A racionalidade do indivíduo é verificada através do materialismo histórico. O empirismo influenciou bastante a corrente materialista e foi na maioria das vezes desprezado pela corrente neopositivista. O turismo é um tema recente que gera grande renda econômica para o país e portanto é um paradigma geográfico analisado com grande relevância.
A globalização é também um paradigma que reflete profundamente sobre a sociedade e o campo geográfico. O materialismo histórico utilizou-se do método crítico buscando promover uma transformação na sociedade. O fenômeno da globalização é dotado de aspectos humanos, econômicos, sociais, etc. realizando assim uma forte interdisciplinaridade entre essas ciências. As noções de espaço e tempo estão impregnadas na questão da modernidade. A tecnológica é um processo intrinsecamente

Relacionados