A proposta pedagógica e o currículo na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A PROPOSTA PEDAGÓGICA E O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

1) Idade das crianças.
Crianças de cinco anos de idade.

2) Características desenvolvimentais das crianças.
As crianças já frequentam a Educação Infantil, portanto já realizam atividades escolares diversificadas. Demonstram bastante curiosidade, vontade de aprender, explorar os movimentos corporais e adquirir novos conhecimentos,pois são crianças questionadoras e interessadas.

3) Tema do projeto – NOVOS CONHECIMENTOS E DESCOBERTAS ATRAVÉS DO LÚDICO


4) Objetivo geral do projeto.
Possibilitar o desenvolvimento integral da criança, tendo como principal ferramenta pedagógica atividades lúdicas diversificadas.

5) Objetivos específicos interdisciplinares .
 Promover a interação com outras criançasdesenvolvendo a linguagem rítmica, rimas, e descobrindo diferentes sons (música).
 Explorar a criatividade (artes).
 Desenvolver diferentes linguagens, estimulando diferentes memórias e explorando as múltiplas inteligências (linguagem oral e escrita).
 Adquirir novos conhecimentos corporais com o uso de jogos, brincadeiras, adivinhas, rimas... (movimento).
 Exercitar níveis diferenciados deatenção quanto à sequência numérica, escrita dos números, antecessor e sucessor, identificando-os nos diferentes contextos do projeto (matemática).

6) Conteúdos:
Os jogos e brincadeiras lúdicas só são educativos quando além de proporcionar alegria e felicidade à criança, também desenvolve atributos conceituais, procedimentais e mentais, é muito importante a intervenção do educador para que sejarealmente educativo.
Através do lúdico a criança passa a sentir-se mais segura, possibilitando o uso de diferentes linguagens, rítmicas, corporais, emocionais além de desenvolverem habilidades para comparar, diferenciar, expandir seu vocabulário, enfim, possibilita o desenvolvimento integral da criança.

7) Estratégias:

MÚSICA
 Promover a interação com outras crianças desenvolvendo alinguagem rítmica, rimas, e descobrindo diferentes sons.
• Trabalhar com músicas que necessitam de uma interação com diferentes amigos, atenção as letras, ao ritmo e a sequência.

ARTES
 Explorar a criatividade.
• Durante as aulas de arte as crianças confeccionaram brinquedos folclóricos: saci pererê, peteca, bola de meia, desenvolvendo a criatividade e o prazer pela arte.

LINGUAGEM ORAL EESCRITA
 Desenvolver diferentes linguagens, estimulando diferentes memórias e explorando as múltiplas inteligências.
• Na idade de 5 anos a criança já tem contato com as letras, seja do seu nome, do nome dos amigos, de objetos, alimentos, principalmente o som inicial de cada palavra. Na apresentação de cada letra, a professora realiza antes, uma brincadeira que tem seu nome iniciado com aletra apresentada.

MOVIMENTO
 Adquirir novos conhecimentos corporais com o uso de jogos, brincadeiras, adivinhas...
• Com os brinquedos confeccionados durante as aulas de artes, realizar com as crianças, brincadeiras nas aulas de Educação Física.

MATEMÁTICA
 Exercitar níveis diferenciados de atenção quanto à sequência numérica, escrita dos números, antecessor e sucessor, identificando-osnos diferentes contextos do projeto.
• Realizar brincadeiras com sequência numérica, números escritos no chão e utilizar canções onde a letra tenha números, para que a criança consiga reconhecer, diferenciar, identificar, classificar, comparar...

8) Descrição do procedimento:

MÚSICA - Durante as aulas de músicas utilizaremos canções onde o movimento corporal e a interação com os amigosfaz parte da brincadeira, como por exemplo:
A linda rosa juvenil
Temas Infantis

A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar
Vivia alegre em seu lar, em seu lar
E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim
que adormeceu a rosa...
tracking img