A produção do conhecimento sobre a pobreza

Páginas: 9 (2116 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E OS SEMINÁRIOS FUNDAMENTAIS
Vamos nos aprofundar no conteúdo e ampliar nossos conhecimentos?
 
[pic]
No processo de renovação do Serviço Social, podemos visualizar profissionais que traziam suas heranças históricas caucadas na prática profissional, com perspectivas do regime militar, referenciadas pelo conservadorismo e com a necessidade emergente deuma nova prática profissional, visto as questões relativas à atuação pautada pela Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento, no antimarxismo e no pensamento católico tradicional.
Assim, temos alguns segmentos da categoria dos assistentes sociais engajados nos interesses dos setores populares, pois, após o contexto da Ditadura Militar, os profissionais se limitavam a terem suas atuações naexecução das políticas sociais em expansão dos programas, eliminação da resistência cultural que representasse impedimento ao crescimento econômico e integração dos programas de desenvolvimento do Estado.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO I - PND I
 
[pic]
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO II - PNDII
 
O plano nacional de desenvolvimento I define a política social como Integração social, ouseja,  uma articulação entre público e privado, enquanto que o plano nacional de desenvolvimento II assume a função de eliminação dos entraves do crescimento econômico e cria condições de expansão. Tais planos tem o sentido de beneficiar a população, em estado de pobreza absoluta no período da Ditadura Militar. Assim, o profissional passa a se organizar, pois não vislumbra mais a responsabilidadede ser o operacionalizador das políticas sociais.
É, nesse período, que profissionais deparam-se com a necessidade de novas perspectivas para a profissão e vislumbram a exigência de renovar as discussões que fundamentam as questões teóricas, metodologias e interventivas da categoria.
O processo de renovação do Serviço Social ocorre sob três perspectivas: Perspectiva Modernizadora, Reatualizaçãodo Conservadorismo e Ruptura, cada qual apresenta características próprias e peculiares que impulsionaram o processo de discussão interna da profissão.
[pic]
Perspectiva Modernizadora: os profissionais buscam um posicionamento modernizador em sua intervenção prática, nas suas técnicas de intervenção diante da prática em situações apresentadas no contexto da Ditadura Militar. Este contexto exigetal mudança. Assim, os profissionais admitem ações modernizadoras na prática, mas sem perder  o foco das políticas e programas sociais representados pelo Estado. É, nesta perspectiva modernizadora, que se inicia a reflexão frente à teorização do SS, com perspectiva de ajustamento à realidade.
Perspectiva de Reatualização do Conservadorismo: esta é uma perspectiva que os profissionais assumemcaracterísticas voltadas à subjetividade. Refere-se a uma volta ao passado e, pela própria característica que assume, não se desvincula do método tradicional/conservador. Realiza um busca no interior da profissão, com a herança histórica e conservadora e os remete a uma nova base teórica/metodológica. Assume, como busca, a aproximação com marxismo.
Perspectiva de Ruptura: como podemos ver nestaperspectiva, busca a ruptura com o método tradicionalista do Serviço Social. Ela surge em meio à crise da ditadura militar e suas principais características são pautadas nas manifestações dos profissionais em oposição ao método mencionado. Assim, se organizam para um questionamento com a sua vinculação histórica com os interesses do Estado. Esta perspectiva surge em momento que a sociedade civilmostra-se em processo de acomodação política.
ESTE É O MOMENTO PARA CURIOSIDADES E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO!
[pic]
PARA SABER MAIS:
No I Congresso Pan-Americano de Serviço Social, realizado em 1945, no Chile, o médico francês Dr. René Sand, fundador do ICSW em 1928, recomenda que fossem criados "Comitês" para os países da América Latina, ao enfatizar as exigências da necessidade de Justiça...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE POBREZA NO BRASIL
  • Resenha critica a produçao do conhecimento sobre a pobreza e tema afins no brasil
  • A producao do conhecimento sobre a pobreza pobrezae temas afins no brasil
  • Resenha critica a produçao do conhecimento sobre a pobreza e tema afins no brasil
  • “A produção do conhecimento sobre pobreza e temas afins no brasil: uma análise teórica ”
  • “A produção do conhecimento sobre pobreza e temas afins no brasil: uma análise
  • Psicologia e pobreza no brasil: produção de conhecimento e atuação do psicólogo
  • Esquema sobre a universidade e a produção do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!