A produção do conehcimento pobrza e temas a fim no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

RESUMO
O presente artigo vem esclarecer questões que envolvem as dificuldades de aprendizagem na escola atual, com o intuito de compreender os educandos na realidade onde estão inseridos. Buscamos descrever o conceito de Dificuldade de Aprendizagem, analisamos a deficiência mental, o nível sócio econômico, a prática pedagógica, o ensino, e o uso de rótulos comofatores que interferem no contexto da aprendizagem, sendo aspectos capazes de desfavorecê-la.

Palavras-Chaves: DIFICULDADE, APRENDIZAGEM E ESCOLA.

SUMMARY
The present article comes to explain subjects that involve the learning difficulties in the current school, with the intention of understanding the students in the reality where you/they are inserted. We looked for to describe the concept ofDifficulty of Learning, we analyzed the mental deficiency, the level economical partner, the pedagogic practice, the teaching, and the use of labels as factors that interfere in the context of the learning, being aspects capable to disfavor her.

Word-key: DIFFICULTY, LEARNING AND SCHOOL.

INTRODUÇÃO

A criança com dificuldade de aprendizagem, durante muito tempo, foi encaminhada aomédico, cujo diagnóstico isolado, ansiosamente aguardado pela família e pela escola, iria confirmar ou negar a sua normalidade. Geralmente a criança era encaminhada para classes ou escolas especiais que ofereciam um ensino diferenciado. Com isso, acabava por tornar-se estigmatizada e fazer parte de um segmento social marginalizado, onde as oportunidades de ampliação de suas potencialidades eramreduzidíssimas. Na maioria das vezes, a criança com dificuldade de aprendizagem passava a ser considerada, por muitas pessoas, como um ser incapaz de criar e produzir conhecimento.
Mesmo hoje, não podemos ignorar que, diante de qualquer desvio do padrão de comportamento, principalmente na escola, a primeira hipótese de explicação ainda faz referência a um possível problema mental.
Comosujeito dotado tão somente de cabeça, desprovido de corpo, emoção e sentimento, a criança distante dos padrões de competência foi, até há bem pouco tempo, vítima de um julgamento equivocado e parcial.
Esse procedimento se modificou somente há poucas décadas, em decorrência, principalmente, dos avanços nas pesquisas neurológicas comprovando a plasticidade do cérebro que, mesmo lesado, temcondições de reconstituir-se e garantir seu funcionamento. A Pedagogia, igualmente, acabou por repensar a sua prática, investigando mais profundamente a relação ensino-aprendizagem. Os profissionais acabaram por dar um impulso à questão.
Há que se destacar que, com o surgimento e contribuições da Psicopedagogia, todos os conceitos envolvidos no aprender estão sendo reconsiderados. Poraprendizagem, por exemplo,  estendeu-se o conceito para além do conhecimento formal, acadêmico. Qualquer sujeito, independente do seu comprometimento corporal, orgânico, cultural ou psicológico se relaciona e elabora aprendizagem, pois é um ser social, que estabelece relações vinculares durante toda a sua existência.
Nos dias de hoje, fica cada vez mais evidente que se faz necessário considerar oaspecto orgânico como importante na avaliação do problema de aprendizagem, no entanto é, também, indispensável que os aspectos cognitivos e afetivos, não se pode deixar de levar em conta os níveis econômicos e culturais em que o grupo familiar da criança se encontra, bem como o tipo de escola que freqüenta, uma vez que, se forem bem entendidas e encaminhadas as dificuldades de aprendizagem, ascrianças/alunos podem ter assegurada uma relação mais harmônica, coerente e saudável com o conhecimento.

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Encontramos com maior freqüência nas escolas a utilização dos termos dificuldades ou problemas de aprendizagem para a rotulação de alunos. Muitas vezes, estes termos são utilizados a partir da suspeita da presença de disfunção neurológica. Um equívoco,...
tracking img