A problemática do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha dos textos A PROBLEMÁTICA DO CONHECIMENTO de Heitor Matallo Jr. e INTRODUÇÃO AO DESAFIO DO CONHECIMENTO Minaijo, M. Cecília de Souza.

Resenhado por Beatriz de Souza Ferro, aluna do cursode Administração em Empreendedorismo na Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns – FAGA, solicitado para Metodologia Científica, sob a orientação da Prof.ª Maria Isabel Correia.
No textoIII, o autor Matallo Jr. mostra-nos logo no inicio do texto que o problema do conhecimento não é novo, são inúmeras as formas procuradas para se ter uma base do que é o conhecimento. Uma das idéias deextrema importância na história do pensamento foi a dialética de método socrático que se significou o rompimento nacional com o senso comum, é um processo que leva uma das partes reconhecer ascontradições e incoerências de seus crenças.
A busca ao conhecimento foi uma questão bastante discutida e pesquisada pelos grandes estudiosos dos séculos passados, pessoa como Aristóteles e Platão, tevegrande importância para o conhecimento humano, foram eles que nos deixaram a base para que pudéssemos aprimorar os nossos conhecimentos, através de novas pesquisas com base no que nos foi deixado. Em umapassagem do diálogo Ménon de Platão ele diz que “... a ciência tem mais valor que a opinião certa: a ciência se distingue da opinião certa por seu encadeamento racional”, acredito que ele quis nosdizer que a ciência é o racional, é fazer algo consciente, provando que aquilo realmente pode acontecer, por determinados fatos e situações.
Apesar de já termos muitas colocações dos filósofos maisreconhecidos nesse texto o autor não hesita em dizer que o aparecimento de uma classe ociosa poderia ensejar o desenvolvimento de um conhecimento desvinculado das necessidades, a separação entre classessociais nos traz as diferenças por uma classe ter mais prestígio que a outra e também por obter mais status.
Juntamente com Platão, Aristóteles foi o grande responsável da introdução da ciência...
tracking img