A problemática da escala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Fluminense – UFF
Texto: “O problema da escala – Iná Elias de Castro”

Introdução

A escala é uma fração que indica a relação entre as medidas do real e aquelas da suarepresentação gráfica. Na realidade, todo fenômeno tem uma dimensão de ocorrência, de observação e análise mais apropriada. A escala é também uma medida, mas não necessariamente do fenômeno, mas aquelaescolhida para melhor observá-lo. Mesmo na amostragem mais simples, a escala geográfica dá a noção da dimensão do estudo e a partir daí, do fenômeno.
 A abordagem geográfica do real enfrenta o problemasimples do tamanho, que varia do espaço local ao planetário. Esta variação de tamanhos e de problemas não é somente da geografia. Os gregos já afirmavam que, quanto o tamanho muda, as coisas mudam: aarquitetura, a física, a biologia, a geomorfologia, a geologia, além de outras disciplinas, enfrentam esta mesma situação.
Pra a autora o geógrafo tem dificuldade em se fazer entender quando utilizaos termos grandes e pequenas escalas para designar superfícies de tamanho inverso a estes qualitativos. Refere-se ao local como grande escala e ao mundo como pequena escala é utilizar a fração comobase descritiva e analítica, quando ela é apenas um instrumento.
 A escala como questão introduz a necessidade de coerência entre o percebido e o concebido, pois cada escala se faz o campo dareferência no qual existe a pertinência de um fenômeno. Nesse sentido, a escala permite tratar a questão da pertinência da medida em relação a um espaço de referência.
 Além disso, ao tentar separar asacepções de escala, nível de análise e espaços de concepção, indicando o delicado problema que cada uma representa, o autor voltou ao ponto, isto é, à ideia fundamental de que a escala é uma medida desuperfície. Há outras dificuldades na proposta de Lacoste, embora restando que a escala é um dos problemas epistemológicos primordiais da geografia, o uso do termo escala apenas como medida de proporção...
tracking img