A Principal Fun O Da Traqu Ia Levar O Ar At Os Br Nquios

278 palavras 2 páginas
A principal função da traquéia é levar o ar até os brônquios. Ela é formada por diversos anéis cartilaginosos. O tecido epitelial da traquéia é o pseudoestratificado. Ele se caracteriza por dar a falsa impressão de ser um epitélio estratificado. Mas é constituído de apenas uma camada de células, porém de tamanhos diferenciados, elas são classificadas em:
Células basais: são as mais profundas, e estão apoiadas na membrana basal. São esféricas ou cuboides;
Células ciliadas: alcançam o lúmen e possuem cílios;
Células caliciformes ou mucosas: células mais dilatadas na sua porção apical. Responsáveis pela secreção do muco;
Além da traquéia, esse tecido é encontrado também nas fossas nasais e nos brônquios.
Ela é ciliada e rica em células produtoras de muco. Os cílios e o muco umedecem e aquece o ar que respiramos. Quando inalamos poeira, impurezas, bactérias... essas partículas aderem-se ao muco e são empurradas, varridas, pelo batimento desses cílios de volta à garganta, onde são eliminadas através da tosse.

Desse modo, o bom funcionamento dos cílios e do muco produzido garante a limpeza das vias aéreas. O hábito de fumar pode levar a retenção frequente de secreção, provocando tosse contínua e infecções. A traquéia fica recoberta de substâncias presentes na fumaça do cigarro, que imobilizam os cílios. Essas substâncias também destroem os macrófagos (células que fagocitam elementos estranhos do corpo) e as células ciliadas, sendo substituídas por outros tipos de células. É a chamada metaplasia, onde um tecido pode se transformar em outro. No caso de fumante ocorre a metaplasia epitelial escamosa.
Os pulmões ficam mais vulneráveis a infecções, por isso a produção de muco é elevada. Esse excesso causa tose e dificuldade para respirar.

Relacionados

  • Imuno Med Resumo
    36657 palavras | 147 páginas