A Primeira L Mpada El Trica Foi Obra De Um Grande Cientista Americano

2305 palavras 10 páginas
História da Evolução da Lâmpada
Lâmpada Incandescente

Foi Humphry Davy, que em 1809 colocou uma tira fina de carbono entre os dois polos de uma bateria, criando um fugaz arco luminoso, que se tornou o principio fundamental de funcionamento de uma lâmpada. Em 1840, Warren de la Rue, colocou um filamento de platina dentro de um tubo vazio, onde fez passar eletricidade no qual queimou emitindo luz e calor. A alta resistência platina ao calor e o fato de quase ter sido criado vácuo dentro do tubo, foram os principais fatores que fizeram com que o material do filamento alcançasse altas temperaturas sem queimar imediatamente.
Nos anos seguintes foram testadas diversas variações do modelo de De la Rue, principalmente na forma de diferentes materiais de filamentos e um melhor esvaziamento da cápsula de vidro. Já em 1875, Henry Woodward e Matthew Evans, fizeram a patente da lâmpada, que era basicamente o mesmo que de De la Rue e outros inventores que vinham desenvolvendo e aprimorado desde 35 anos antes. Em 1879, Thomas Edison comprou a patente de Woodward e Evans e começa a comercialização de seu modelo de lâmpada incandescente e no mesmo ano, desenvolveu sua própria lâmpada incandescente. Essa lâmpada foi classificada como sendo a primeira lâmpada elétrica viavelmente comercializável. Sua lâmpada era composta por um filamento de carbono de alta resistência em um alto vácuo contido em um bulbo de vidro.
Lâmpada Fluorescente
A lâmpada fluorescente, criada por Nikola Tesla, é um tipo de lâmpada que foi introduzida no mercado consumidor em 1938. Ao contrário das lâmpadas de filamento, possui grande eficiência por emitir mais energia eletromagnética em forma de luz do que calor.
As lâmpadas fluorescentes possuem quatro componentes básicos: um tubo de vidro transparente, dois eletrodos (um em cada ponta), uma mistura de gases e um material que reveste internamente o tubo. Ao se energizar esse tipo de lâmpada, os eletrodos geram uma corrente elétrica que, ao passar através

Relacionados

  • Notas de fisica
    11314 palavras | 46 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas