A primeira lei de ohm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Primeira Lei de Ohm
A primeira Lei de Ohm afirma que, ao percorrer um resistor (R) a corrente elétrica (i) é diretamente proporcional à tensão (U).
U = R. i
Onde:
U : representa a tensão (ddp).R: a resistência do resistor ou condutor.
i: corrente elétrica.
A resistência (R) é uma constante de proporcionalidade que tem como unidade do SI o ohm (Ω), em homenagem ao físico Georg Simon Ohmque propôs a lei.
George Ohm nasceu em Erlangen, Alemanha em 1789. Trabalhou em diversos experimentos envolvendo a eletricidade e, na grande maioria, desenvolvia seus próprios equipamentos. Em 1827estabeleceu a relação descrita acima e conhecida até hoje como a 1ª Lei de Ohm. Ohm faleceu em 6 de Julho de 1854 em Munique.

Segunda Lei de Ohm

Como já vimos antes, George Ohm realizou diversosexperimentos envolvendo a eletricidade. Muitos destes experimentos estavam relacionados à resistência elétrica, e nestes, ele verificou que a resistência (R) de um resistor é diretamente proporcionalao comprimento (l) do resistor, inversamente proporcional à área da secção transversal (A) e depende do material do qual o resistor é feito. Esta relação é conhecida como a Segunda Lei de Ohm.Considerando os resistores como sendo fios, podemos simplificar o estudo das grandezas que influem na resistência elétrica.
Observe a ilustração
:[pic]
Temos um resistor representado por um fio decomprimento l e secção transversal de área A (constante).
Pela Segunda Lei de Ohm podemos afirmar que:
1) Sendo dois resistores constituídos pelo mesmo material, e com a mesma área de secção transversal,o primeiro com comprimento l e o segundo com comprimento 2l. Se a resistência do primeiro for R a do segundo será necessariamente
2R.
[pic]
2) Sendo dois resistores constituídos pelo mesmo material, e com o mesmo comprimento, o primeiro com área de secção transversal A e o segundo com área de secção transversal 2A. Se a resistência do primeiro for R a do segundo será necessariamente
R/2....
tracking img