A primeira guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A 1° GUERRA MUNDIAL

Introdução:
Entre 1871 e 1914 a sociedade europeia vivia numa era de liberal e capitalista e de muita prosperidade. O desenvolvimento industrial da época trouxe pra grande parte da população um conforto nunca antes experimentado, enquanto a ciência e a técnica abriam possibilidades inimagináveis de comunicação e transporte, com a invenção do telegrafo, do telefone e doautomóvel.
Entretanto, as disputas territoriais entre as potencias e a má distribuição de renda e do progresso entre a população criavam um clima de instabilidade constante. Até que, em 1914, havia motivos de sobra pra o acirramento das divergências entre os países europeus. Era grande, a insatisfação entre as nações que tinham chegado tarde à partilha da África e da Ásia; a disputa por novosmercados e fontes de matérias-primas envolvia muitos governos imperialistas; as tenções nacionalistas, acumuladas durante décadas, pareciam prestes a explodir. O que estava em jogo eram interesses estratégicos para vencer a eterna competição pela hegemonia na Europa e no mundo.
Porém o principal motivo para o confronto foi o assassinato do Príncipe Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco.Com isso, a Áustria-Hungria exigiu explicações a Sérvia, pais onde o crime aconteceu. A Rússia, tomando “as dores” da nação vizinha, decidiu rejeitar a proposta de reconciliação com a Alemanha que havia sido feita. Sendo assim, Áustria, Alemanha e Itália formaram a Tríplice Aliança contra a Rússia, que acabou se juntando a Inglaterra e França, formando a Tríplice Intente.
A Primeira Guerra Mundialganhou proporções nunca vistas anteriormente, envolvendo 27 nações, um contingente de 40 milhões de soldados aliados e 21 milhões de combatentes dos Impérios Centrais, com um número de mortes superior a 15 milhões. A Primeira Guerra Mundial caracterizou-se pela luta de trincheiras, bombardeios e pelo emprego das novas tecnologias: aviões, submarinos, tanques e metralhadoras, fruto dodesenvolvimento industrial.

1- Causas do conflito:
No inicio do século XX alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia, ocorrida no final do século XIX. A Alemanha e Itália haviam ficado de fora no processo neocolonial. Enquanto isso, a França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias, ricas em matérias-primas e com grande mercado consumidor.
A grande concorrênciacomercial entre os países europeus gerou vários conflitos de interesses entre as nações. Ao mesmo tempo, os países estavam numa rápida corrida armamentista, já como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, no futuro próximo. Esta corrida bélica gerava um clima de apreensão e medo entre os países, onde um tentava se armar mais do que o outro.
No fim do século XIX a França havia perdido a região daAlcácia-Lorena para a Alemanha, durante a Guerra Franco Prussiana, este ocorrido gerava uma grande rivalidade entre essas duas potencias. Os franceses esperavam uma oportunidade para retomar a rica região perdida.
O pangermânicos e o pan-eslavismo também influenciou e aumentou o estado de alerta na Europa. Havia uma forte vontade nacionalidade dos germânicos em unir, em etapas uma nação, todosos países de origem germanic. O mesmo acontecia com os países eslavos.
Mas o estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. O impérioaustro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.
2- Fases do Conflito:
A primeira fase ocorreu de agosto a novembro de 1914 e ficou conhecida como a guerra de movimento, quando a Alemanha realizou ataques agressivos contra a França. Os alemães invadiram a Bélgica, derrotaram os franceses e caminharam rumo a...
tracking img