A primeira grande guerra (1914-1918) e suas consequências no mundo pós- guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Primeira Grande Guerra (1914-1918) e suas consequências no mundo Pós- Guerra
Carlos Acácio Medeiros da Silva

RESUMO
Através dos estudos feitos nos textos históricos tornou-se possível analisar que a Primeira Guerra Mundial foi uma das maiores guerras do século XX. Uma guerra que teve início em 1914 e trouxe consequências visíveis até os dias atuais. Os países envolvidos na guerra foramdivididos em dois grupos: Tríplice Entente (que abrange a França, a Inglaterra e Rússia – até 1917) e Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália – até 1915). Diversos acontecimentos podem ser apontados como causadores da guerra, podemos citar, por exemplo, a partilha da África ou o assassinato do sucessor ao trono austro-húngaro Francisco Ferdinando, podemos apontar também a derrotasofrida pela França na guerra franco-prussiano e com isto a perda da Alsácia-Lorena para a Alemanha.
A Primeira Guerra Mundial ficou também conhecida como Guerra de Trincheiras, pois soldados criavam trincheiras, muitas vezes a curta distância e guerreavam lá. Deve-se a estas trincheiras a causa da morte de muitos homens que ali ficavam por meses, que se alimentam a partir da água da chuva e deanimais menores, como ratos, que por ali passavam, onde, devido a esta exposição, muitos contraíam sérias doenças, vindo a falecer no campo de batalha e deixando seu corpo para fazer companhia aos que ainda vivos por ali permaneciam.
A guerra teve seu fim em 1918, deixando em cerca de quatro anos, 10 milhões de mortos e 30 milhões de feridos. Durante e após a guerra houve revoluções e conflitos,alterando cenários internacionais, políticas internas e externas de alguns países. Trouxe também com alguns anos uma grande crise econômica, rondada de planos para superá-la.

PALAVRAS-CHAVE: França; Alemanha; Revoluções; Território; Hegemonia;

1. Introdução

Este artigo inicia-se salientando que as Relações Internacionais sustentam-se basicamente em três importantes pilares: a Economia, aSociologia e a Ciência Política; pilares estes que se moldaram no cenário mundial ao longo dos tempos através de vários fatores, dentre eles, as guerras; guerras estas por disputas territoriais imperialistas, diplomáticas ou hegemônicas.
Esta guerra pode ser considerada o “estopim” de várias guerras que a seguiram, como, por exemplo, a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e a Guerra Fria (1945 – 1991),sendo esta última detentora de vários conflitos internos em diferentes países ao redor do mundo, onde a população se dividia entre a forma política socialista (através da doutrina soviética) e o capitalismo americano.
A Primeira Guerra Mundial transformou o cenário mundial devido a participação das grandes potências mundiais na época, surgindo ao seu término a Tchecoslováquia (em 1918), Finlândia(1917), Letônia (1919), Lituânia (1919) Estônia (1919) e Iugoslávia (1919), além de Áustria, Hungria e Polônia que tiveram seus domínios redefinidos.
Tem início também, durante a Grande Guerra, a Revolução Russa (1917), que transformou o cenário mundial com a implantação do socialismo, no, até então, Império Russo. A implantação deste modelo de governo acabou causando muito alvoroço e temorpelo mundo, pois, com a ascensão do proletariado na Rússia, a população burguesa se sentiu ameaçada em todo o mundo.
O fim da guerra trouxe, além da devastação ocorrida em toda a Europa, campos destruídos, e milhões de pessoas mortas; trouxe também um tratado, o Tratado de Versalhes que foi imposto pelos países vencedores aos países derrotados. Este tratado concedeu aos países vencedores a garantiade um controle do poder militar e do desenvolvimento bélico da nação derrotada e também uma indenização milionária aos países vencedores. Por certo, este tratado não foi seguido à risca, criando um desejo de ódio que, com o tempo, reforçou o nacionalismo dos países perdedores que buscaram uma nova hegemonia e, vinte e um anos depois deram início à Segunda Guerra Mundial.

2. Desenvolvimento...
tracking img